Escola de Torres participará de projeto de “Robótica Espacial” com inspiração em trabalho da Nasa

A Secretaria Municipal de Educação fez adesão ao referido projeto. O mesmo será desenvolvido junto a EMF Alcino Pedro Rodrigues. 50 estudantes vão vivenciar, de forma realista, por meio de simuladores, a criação e montagem do robô “Rover Vehicle ” – inspirado no projeto Artemis, liderado pela Nasa

1 de junho de 2021

Entre 250 instituições educacionais no Brasil candidatas para participar do projeto piloto “Robótica Espacial”, Torres acabou sendo contemplada com 50 vagas. A Secretaria Municipal de Educação fez adesão ao referido projeto. O mesmo será desenvolvido junto a EMF Alcino Pedro Rodrigues que conta com o suporte técnico para tirar dúvidas e auxílio aos alunos no ingresso do curso acompanhando os mesmos até a etapa final . Atualmente é a escola com maior número de alunos da rede municipal de Torres.

Para o prefeito Carlos Souza (neste momento em férias), “a Secretaria Municipal de Educação e os estudantes estão de parabéns por participarem de um projeto criado para preparar e despertar os jovens ao uso de novas tecnologias no desenvolvimento de suas aprendizagens”.  Este projeto tem também como objetivo, reduzir as desigualdades por meio da Educação Digital. A iniciativa pedagógica partiu da Universidade de Brasília (UnB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB), e está sendo executada pela Be Byte, escola de programação e robótica para crianças. As inscrições tiveram início em abril, e a seleção ocorreu por meio da escola de programação.

Os estudantes torrenses participantes do projeto vão vivenciar, de forma realista, por meio de simuladores, a criação e montagem do robô “Rover Vehicle ” – inspirado no projeto Artemis, liderado pela Nasa, do qual o Brasil faz parte por meio da Agência Espacial Brasileira. De acordo com a Be Byte, o projeto tem a finalidade de preparar as crianças e os jovens para as futuras mudanças tecnológicas. Cientistas e analistas chamam esse processo de a ‘Quarta revolução industrial’. As condições de trabalho, em todo o planeta, vão sofrer enormes mudanças. É preciso preparar as crianças e os jovens para este futuro, cada vez mais atual, diz a descrição do projeto.

 

Metodologia STEAM

 

O projeto é uma introdução de metodologia STEAM – Science, Tecnology, Engineering, Arts e Mathematics. A Metodologia STEAM busca integrar conhecimentos de Ciências, Tecnologia,Engenharia e Matemática para preparar os alunos ao enfrentamento de desafios futuros, como cidadão. As crianças e adolescentes são apresentados aos projetos em que fazem protótipos, constroem, solucionam problemas, interpretam suas criações e ocupam uma posição mais protagonista. Aprendendo sobre a importância de não desistir de suas atividades. O método incentiva através de cinco etapas: 1- Investigar, 2 – Descobrir, 3 – Conectar, 4 -Criar e 5 – Refletir. Tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades. Vindo ao encontro das dez competências para a Educação Básica, que traz a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

No curso, as aulas são desenvolvidas em uma plataforma virtual: www.roboticaespacial.com.br. A professora é uma robô, que através da ‘gamificação’ (metodologia usada para motivar e facilitar o aprendizado, em situações reais, tornando o conteúdo mais acessível). Por meio desta ferramenta pedagógica, os alunos recebem conhecimento sobre robótica, desenvolvendo habilidades e competências da Educação Básica, ampliando seus conhecimentos para o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos Bluetooth.

Ao final do programa, os alunos deverão montar e apresentar o robô para demonstrarem o conhecimento absorvido. Os participantes concluintes receberão certificados pela Agência Espacial Brasileira


Publicado em: Educação






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