No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso). Então, no dia 01/10 próximo passado, comemoramos o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade.
Mas qual a diferença entre envelhecer e ficar idoso? A atividade esportiva contribui mesmo para uma vida prazerosa e alegre com grupos afins?Somos bombardeados diariamente pelo meio, onde nos atribuem rótulos condicionantes como: o idoso é sábio, bonzinho, chato, assexuado, dentre outros.
Na contramão disso, a sociedade vem dando pequenos sinais de mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice e comprovando que não é bem assim, pois nem todo traço de personalidade ou fato está vinculado ao avanço da idade. Ou será que passamos a ser sábios, bonzinhos, chatos, assexuados aos 60 ou 65 anos? Ah! Avós transam sim, viu!! (risos)
Voltando a essa mesma sociedade, ela falha ao não chamar a atenção a existência de desigualdades, geralmente como resultado de uma acumulação de desvantagens ao longo da vida.
Mitos vem caindo na medida que a idade avança. Infelizmente, caem mais pela autodescoberta e/ou experiência. Quando na verdade deveríamos todos aproveitar as experiências e o aprendizado ao longo da vida dos cidadãos da chamada terceira idade e criar políticas proativas e adaptativas de trabalho, promovendo proteção social e dando acesso à cobertura universal de saúde.
Assim, silenciosamente, a pessoa passa a ser rotulada e considerada velha, por modelos antigos, sedentários, desmotivados e até depressivos.
Calma! Nem tudo são espinhos.
Uma pessoa ativa, reflete sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice. Mantém-se independente, autônoma e socializa. Como?
Através de atividades físicas, de exercícios e do esporte; ela se mantém em movimento, fortalece seus músculos, afasta doenças, adquire qualidade de vida e avança na idade naturalmente.
Isso sim diferencia consideravelmente o velho do idoso: a atitude!
Precisamos nos MOVIMENTAR! Praticar esporte, caminhar, frequentar nossas academias, participar de grupos onde as pessoas com ideias e disposição semelhantes, se divertem, confraternizam, trocam experiências e envelhecem juntos. Mantém-se proativos!
Você sabia que nos últimos vinte anos, os gerontologistas realizaram experiências no sentido de provar que permanecer ativo toda a vida, inclusive aos setenta, oitenta, 90 e tantos anos faz cessar a perda de músculo e de tecidos ósseos?
Que há pesquisas que comprovam que a pessoa idosa que pratica esporte, atividade física tem um aumento de massa muscular, a coordenação e o equilíbrio melhoram e a pessoa recupera o desejo de viver, a vida passa a ter sentido?
Ou ainda, que atividades físicas simples, tais como caminhada, andar de bicicleta e praticar esporte, as pessoas melhoram a densidade óssea, a massa muscular, o equilíbrio e a coordenação – todos vitais para um bom envelhecimento?
Depoimentos – Veja alguns depoimentos dos nossos colegas da associação esportiva Guarita Câmbio Torres:
Aos 80 anos, o amigo Zeno Voges de Oliveira é casado e durante suas atividades diárias: joga câmbio (a pelo menos 12 anos), faz musculação pelo menos três vezes por semana, faz as tarefas de casa auxiliando sua esposa, além do serviço pesado de sua propriedade. Disse que se sente muito bem no grupo. Se diverte, tem boas amizades, sendo que movimenta todo o corpo com bastante agilidade. Diz, também, que o entrosamento com o grupo, lhe proporciona uma boa sociabilidade.
Zeno contou ainda, que nunca teve doença grave. Não tem diabetes e o colesterol é controlado, pressão normal, faz check-up anualmente obtendo sempre bons resultados. Dorme bem à noite. Não tem dor muscular e atribui a sua ótima saúde ao esporte e às atividades físicas.
A Maria Salete Martins (76 anos) iniciou suas atividades físicas no Câmbio, desde o início da associação, e desde então não parou mais. Pratica principalmente este esporte “seu queridinho”. Participa do grupo de dança da Maturidade Ativa SESC. Adora todos os tipos de esporte, porque lhe proporcionam bem-estar e saúde (física, espiritual e mental). Declarou que através das atividades físicas conhece pessoas, faz amizades, cuida do corpo, dorme bem e mantém uma alimentação saudável. Não abre mão, também, de exames médicos periódicos.
Já eu consegui superar uma doença grave, a qual estava me levando à depressão, porém com o incentivo para jogar, de colegas da nossa associação Guarita Câmbio Torres, mais os treinos de musculação na academia do SESC, juntamente com algumas mudanças na alimentação, aos 70 anos venço a “velha crença de que câncer mata”. Atualmente sinto-me com disposição, durmo muito bem e posso afirmar que levo uma vida saudável! Jogo câmbio, vôlei, badminton e faço meu treino de musculação, três vezes por semana.
Assim vamos derrubando rótulos, alterando hábitos, readquirindo confiança. Vida saudável é atitude, movimento! Mas não se sinta desencorajado, nunca é tarde para começar, e os benefícios sempre estão à sua espera. Nós não somos superatletas.
A escolha é nossa: ficar velho ou ser idoso. Viver sozinho ou em grupo. Quem decide é você… Um abraço!