Está em ação em Torres a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro e se estende até 10 de dezembro. Ações em escolas fazem parte da programação

5 de dezembro de 2022

Foi lançada em Torres, na manhã de 25 de novembro, a campanha dos ’16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’. A abertura oficial aconteceu na EMF Zona Sul com a participação de autoridades e entidades ligadas ao tema. A promoção é da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio, do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, que reuniu os parceiros nessa luta tão importante com o objetivo de alcançar principalmente o público jovem que está na fase inicial de namoro e relacionamentos como forma de informar, prevenir e aumentar a rede de multiplicadores.

Na programação da abertura, muitas palestras e manifestações evidenciando que todos devem estar juntos para combater a violência contra as mulheres. O secretário Fábio da Rosa ressaltou a importância do ativismo para o trabalho de prevenção e divulgação dos serviços. A primeira manifestação foi da equipe do CRM esclareceu sobre as diferentes formas de violência, e explicou sobre o atendimento oferecido às vítimas. Destacaram sobre a importância da conscientização de toda a comunidade sobre o assunto e que ter sensibilidade com as vítimas é essencial. Nesta situação, a mulher com os filhos, precisa se sentir acolhida.

A programação foi iniciada no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulher. Com a iniciativa, a Secretaria pretende aumentar a conscientização, criando oportunidades para a discussão sobre os desafios e soluções da questão. Foi grande a participação dos envolvidos na Rede. A integrante da Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, Cimara Carpes Obem Grundler, falou sobre a atuação da Patrulha, assim como o delegado da Polícia Civil de Torres, Marcos Vinicius Muniz Veloso e a Inspetora de Polícia, Maristela de Souza. também, abordaram as atividades da Delegacia.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro e se estende até 10 de dezembro. Estiveram presentes na abertura membros do Comdim – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; estudantes do Curso de Enfermagem da Ulbral; servidores do CRM; senhora Ingrid Emmer, representando o Conselho Municipal dos Idosos; vereadora Carla Daitx, representando a Câmara de Vereadores; o secretários de Educação, Alexandre Porcatt, a professora Andréa Mello, coordenadora do Projeto Primeiros Socorros “Salvando Vidas, Resgatando Almas”, a drª Rubia Rocha, advogada que atua em direito da família, e a importante participação de cerca de 60 alunos (8⁰ e 9⁰) da Escola Zona Sul.

 

EMF Manoel Ferreira Porto participa da programação

Na manhã dessa última segunda-feira, 28 de novembro, dando continuidade a programação dos 16 Dias de Ativismo para o Fim da Violência contra as Mulheres, o CRM – Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, recebeu os estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Ferreira Porto para conhecer a estrutura, serviços e participaram de dinâmicas e palestra com a Psicóloga Vania Gisleine Schmitz e Assistente Social Jorgina Cardoso Ribeiro.

 

Fortalecimento da Rede em pauta

 

E na última sexta-feira, 2 de dezembro, dando continuidade às atividades para o fim da violência de gênero, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através do CRM – Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, recebeu em suas instalações a diretora de Atenção Básica, Secretaria Municipal de Saúde, Francieli Ribeiro de Freitas Mello, a enfermeira Graziela de Oliveira Souza e Agentes Comunitários de Saúde, para discutirem sobre trabalho em rede, que é um processo de construção de espaços de encontro e ação conjunta, envolvendo articulações e compromissos para abolir a violência contra as mulheres.

O objetivo do encontro, além de fortalecer o trabalho em rede, também foi para apresentar a atuação do CRM, explicar sobre o protocolo quando é identificada uma situação de violência. A iniciativa deu ênfase para os tipos de violência mais comuns, com trocas de experiências entre os profissionais.

A responsável pela Diretoria da Mulher, Helvia Sanae Mano, ressaltou a importância dos profissionais de Saúde para o trabalho de prevenção e identificação das possíveis situações de violência, destacando ainda a necessidade de levar a pauta para dentro dos bairros. Para tanto, conta com a parceria da Diretoria de Atenção Básica para alcançar o objetivo, através dos ESFs.

O encontro também contou com a presença da docente da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, enfermeira Michele Vicente Cardoso e seus acadêmicos Sandra, Gabriel, Cássia Gabriela e Amanda.

 


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados