Extremo Sul Catarinense teve enorme aumento nos novos casos por Covid-19 em uma semana

Número de novos casos por coronavírus em uma semana na região foi superior a 1400 - quase o dobro do pico semanal até então registrado. Oito novos óbitos relacionado a Covid-19 foram registrados em 8 dias na região

26 de novembro de 2020

Na manhã desta quinta-feira (26 de novembro), saiu mais um boletim informativo sobre a situação epidemiológica relacionada ao novo coronavírus nos 15 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). O número de casos da região passou para 9123, com um total de 126 mortes pela Covid-19 desde o princípio da pandemia. Em comparação com a quarta-feira da semana passada (18 de novembro), foram registrados 1485 novos casos por Covid-19 nos municípios que compõem a Amesc. Com isso, o Extremo Sul Catarinense teve seu recorde no número de novos casos por Covid-19 nos últimos 8 dias em comparação com a semana anterior – quando 774 casos do novo coronavírus haviam sido registrados. Além disso, 8 óbitos por Covid-19 foram registrado na região nos últimos 8 dias – enquanto na semana entre 12 e 18 de novembro 4 óbitos haviam sido registrados.

Nas semanas a região AMESC vêm apresentando grande aumento no número de casos, modificando o cenário de estabilização em números mais baixos que ocorria em setembro no extremo sul catarinense. Na última semana, o somatório de novos casos e mortes chegou a quase o dobro do pico até então registrado, em agosto (entre 7 e 13 de agosto, por exemplo, haviam sido 754 novos casos e 13 novos óbitos).

Na terça-feira (25), a AMESC alertava que os hospitais da região já estavam no limite de sua capacidade: “As medidas de prevenção ao contágio as pessoas sabem, mas que não colocam em prática, o que ocasiona o maior número de pacientes positivando. As UTIs e o sistema de saúde de forma geral estão em sistema de colapso. Nos próximos dias os números devem atingir índices ainda maiores”, ressaltava a comunicação da AMESC, em seu site oficial.

 

Situação em Araranguá, Sombrio e Passo de Torres

 

Conforme dados da AMESC, Araranguá é disparado o município da região com maior número de casos – passando de 2825 confirmados com coronavírus no dia 18 de novembro para 3281 casos nesta quinta-feira (26) – contabilizando 456 novos casos em oito dias e mais um óbito na semana (são 50 mortes pelo novo Coronavírus na cidade desde o princípio da pandemia).

Em seguida vêm Sombrio que passou de 798 casos confirmados para 962 registros de Covid-19 no total (sendo que não houve registro de óbito nestes seis dias, contabilizando 18 óbitos no total em Sombrio). Em terceiro o pequeno município de Turvo, com cerca de 11 mil habitantes e 758 casos confirmados do novo Coronavírus, sendo que 139 destes foram registrados apenas nos últimos 8 dias

Passo de Torres, até quarta-feira (25), totalizava 322 casos positivos do novo Coronavírus (enquanto no dia 11 de novembro eram 266 casos), sendo que não foi registrado nenhum novo óbito no município vizinho à Torres (no Passo são dois óbitos desde o princípio da pandemia).


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados