Feira Ecológica de Torres celebra 18 anos

Café, música, poesia, arte, doação de mudas nativas e troca de sementes são algumas atividades da programação do aniversário - no dia 11 de dezembro - da única feira de alimentos orgânicos certificada na região de Torres

8 de dezembro de 2021

Café, música, poesia, arte, doação de mudas nativas e troca de sementes são algumas atividades da programação do aniversário da única feira de alimentos orgânicos certificados da região de Torres. “Queremos convidar a todas e todos para vivenciar os 18 anos da Feira Ecológica da Lagoa do Violão. Será no próximo sábado, dia 11, a partir das 7 horas”,  escreveu o feirante Joaquim Martins da Rosa pelo Whatsapp.

O agrônomo e agricultor, Joaquim tinha seis anos quando a feira começou. Hoje, além de assumir a banca junto com o pai, Jairo da Rosa, cultiva variedades diferentes de feijão, produz micro- verdes de girassol e ainda acompanha atividades do Centro Ecológico, ONG que assessora as famílias feirantes.

“Pra nós é muito gratificante ver o  Joaquim agora graduado nos ajudando a tocar a propriedade”, orgulha-se a mãe, Nara Martins da Rosa. Ela lembra que foi um pouco difícil, em 2003, iniciar a feira em Torres junto com mais quatro famílias, porque a cidade não estava acostumada com as características de uma feira orgânica. “Mas devagar conquistamos uma clientela muito bacana”.

Assídua, esta clientela é formada por pessoas como Kareen Martinato, cliente há 17 anos. A advogada e membro da ONG Onda Verde diz que consome alimentos orgânicos  porque preservam o solo, a água e ajudam a proteger a saúde da sua família.  Ela agrega ainda o fator social: “Ajuda o pequeno agricultor, o mantendo na terra, revitalizando as comunidades rurais”.

Assim como Kareen, o ex-surfista profissional e corretor de imóveis Daison Pereira é cliente há mais de 10 anos, pela preocupação de oferecer  alimentos de qualidade aos filhos. “A gente vem sempre querendo implantar essa alimentação mais saudável no nosso dia a dia”.

 

Os novatos

FOTO: Em Torres, Eduardo Bauer produz hortaliças sem agrotóxicos. Ele se integrou à feirinha em 2021

 

“Para nós, a Feira Ecológica não apenas uma questão de ofertar alimentos sem veneno. Estar aqui é também uma função social, fortalecendo cadeias curtas de produção e consumo consciente a partir de economias mais solidárias que valorizam nossos saberes, mas também compartilham dores e esperanças entre as pessoas. É difícil explicar em poucas palavras, mas somos muito gratos em fazer parte dessa trajetória”, escreveu o professor e agricultor Rafael Frizzo. Ele e a esposa Iris Guedes, advogada de causas sociais,  começaram na feira no dia 10 de abril de 2021.

 

Aniversário da Feira Ecológica- Programação (dia 11/12)

 

7h  – Amanhecer em Yoga – com a instrutora Ana Cecy Bernardes

8h  – Percepções da Paisagem – com o artista Jorge Herrmann

Poesia Marisqueira & Arte Bicuíra – com Paulo Preserve Torres & CosmoArte

9h – Música na Praça – com os músicos Buba e Cabeleira

10h – Café Coletivo de Aniversário

 

Haverá entrega de mudas nativas, trocas de semente e campanha de alerta e conscientização contra a União Internacional para a Proteção de Novas Variedades de Plantas (Upov), organização responsável por privatizar sementes e criminalizar agricultoras e agricultores.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados