Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul firma convênio com Geoparque mexicano

O atual presidente do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul e prefeito de Praia Grande (SC), Elisandro Machado (Fanica), assinou um convênio de colaboração com o Geoparque Comarca Minera, do México, na segunda-feira (15).

Cachoeira da Cortina, em Timbé do Sul (SC) - uma das muitas opções de trilha do Geoparque Cânions do Sul
17 de janeiro de 2024

O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul conta agora com uma importante parceria internacional. O presidente do consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul e prefeito de Praia Grande (SC), Elisandro Machado (Fanica), e o presidente do Geoparque Comarca Minera (do México), Dr. Eduardo Alonso assinaram um convênio de colaboração na segunda-feira (15). O ato foi realizado em reunião online, com a presença de lideranças de diferentes áreas dos dois geoparques e da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe (Red GeoLac).

O termo estabelece as bases para a cooperação entre os dois geoparques, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios, a conservação do meio ambiente, além de projetos, trabalhos e ações de interesse mútuo. Entre as ações previstas, estão atividades de colaboração em áreas como consultoria, intercâmbio acadêmico, científico, tecnológico, esportivo, cultural, estudos e pesquisas, desenvolvimento de práticas profissionais, serviço social, visitas guiadas, linhas de pesquisa e inovação, serviços tecnológicos e de extensão.

A celebração do convênio faz parte das estratégias de fortalecimento da atuação em rede, um dos principais objetivos dos Geoparques Mundiais da UNESCO. A iniciativa marca também as atividades em comemoração aos 20 anos da Rede Mundial de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN).

Para o presidente Consórcio Intermunicipal do geoparque sulbrasileiro, o ato representa mais um grande passo para o avanço das atividades do Geoparque Cânions do Sul, que já está contribuindo muito para o desenvolvimento da região. “Estamos eliminando as barreiras dos municípios e aproximando as fronteiras internacionais. Essa integração é muito importante, pois trata-se do nosso primeiro convênio internacional, um momento que vai ficar na história. Isso vai ampliar ainda mais nossos horizontes e trazer mais benefícios para a população dos dois geoparques”, destacou Fanica.

 

Sobre o Geoparque Cânions do Sul

O projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é uma estratégia que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável sociocultural, ambiental e econômico da região. Recentemente, foi alcançado o reconhecimento deste território como um Geoparque Mundial da UNESCO.

Situado na região Sul do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o território do Geoparque integra 7 municípios, sendo 4 do estado de Santa Catarina: Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande; e 3 do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul, totalizando uma área de 2.830 km² e uma população de pouco mais de 73.500 habitantes.

Importantes elementos do patrimônio geológico da região já estão protegidos em Unidades de Conservação existentes no território com especial destaque para os cânions localizados nos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, como Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado e Índios Coroados; os campos de dunas do Parque Estadual de Itapeva; e a Ilha dos Lobos no Refúgio da Vida Silvestre Ilha dos Lobos.

 

Confira no link o mapa Ilustrado do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

COMPLETO – Geoparque mapa ilustrado

 

Fontes: Prefeitura de Praia Grande (SC) e Ascom Geoparque Cânions do Sul

 


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados