Grupo Coletivos de Cultura de Torres emite carta aberta e solicita reunião com poder público

Direitos da área que não estariam sendo atendidos - e que estariam em leis municipais e na Constituição de 1988 - estão entre as pautas do grupo junto ao Poder Público

13 de junho de 2022

O Grupo Coletivos de Culturas Integradas do Município de Torres/RS emitiu nesta semana uma carta aberta  – enviada para a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretaria de Cultura de Torres, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Torres/RS (COMPHAC) e Ministério Público – pedindo uma reunião para tratar de questões  em relação pertinentes aos direitos da Cultura.

O Coletivo destaca Artigos da Constituição Federal, da Lei Orgânica do Município, do Plano Diretor de Torres e do Sistema Municipal da Cultura do Município de Torres – os quais não estariam sendo respeitados em sua integridade – para reafirmar “a necessidade de ações conjuntas alinhadas com as Políticas Públicas de Cultura”.

Além de uma audiência com o Prefeito e membros do poder executivo torrenses, a carta aberta  demanda deveres do Estado perante a Cultura. Pedem providências em relação a falta de representação civil entre representantes do Conselho Municipal de Cultura, pedindo  ainda maior transparência e compromisso público com as obras e previsão de data referente a reabertura do Museu Histórico de Torres, demandando também a continuidade dos trabalhos do Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, entre outros assuntos.

O movimento Coletivo de Cultura conta com apoio dos 15 grupos a seguir destacados – Associação dos Artesãos de Torres – TorresArt, Coletivo Amigos do Centro Histórico de Torres, Coletivo Bazar das Artes,  Coletivo Cultural GT de Cultura de Torres,  Coletivo Cultural Café com Poesia,  Coletivo Cultural e de Mídia Independente – Goles de Resistência, Coletivo Mc’s ZooRS de Torres, Ponto de Cultura Centro de Estudos Históricos de Torres e Região, Ponto de Cultura Cineclube Torres, Ponto de Cultura (auto declarado) Centro Cultural Ecos de Angola, Movimento Torres Além Veraneio, Associação Onda Verde, Rádio Comunitária Cultural FM e Casa Juçara.

A integra da carta aberta do Grupo Coletivos de Culturas Integradas do Município de Torres/RS pode ser lida aqui – Carta Aberta Coletivos Culturais de Torres (2)

Publicado em: Cultura