ICMBio faz balanço de ações de educação ambiental nas praias de Torres

No mês passado, o REVIS Ilha dos Lobos (ICMBio) realizou uma ação de educação ambiental com apoio de voluntários nas praias de Torres.

20 de março de 2025

Entre dias 04 e 07 de fevereiro, o REVIS Ilha dos Lobos (ICMBio) realizou uma ação de educação ambiental com apoio de voluntários nas praias de Torres.

Foram 04 dias percorrendo algumas praias do município de Torres – RS, levando informação sobre o Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, sua biodiversidade e a importância da conservação.

Ao longo dos quatro dias foi montada uma tenda em cada praia com material lúdico, além de folders da Unidade de Conservação. Totem para as fotos, mascote do REVIS, o Lobito, que é uma réplica de tamanho real de um lobo-marinho, pelúcias para alegria da criançada. A pessoas eram recebidas pelos voluntários com uma explicação sobre a unidade de conservação e sobre o material exposto.

 

Programa de Voluntariado do ICMBio

Juliano Oliveira, chefe da unidade de conservação, destaca que o Programa de Voluntariado do ICMBio é uma oportunidade para cada um exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. Além disso, é uma estratégia pensada para envolver a sociedade na gestão socioambiental, de modo que as pessoas desenvolvam uma relação positiva com a natureza e com o ICMBio, contribuindo para a preservação do nosso patrimônio ambiental.

Ao todo, passaram pela tenda 365 pessoas vindas de 32 municípios do Rio Grande do Sul além de seis outros estados e países. Dentre os 6 municípios com mais representantes: Porto Alegre teve 37%, Torres 31%, Caxias do Sul 11%, Pelotas 8%, Santa Maria, 7% e Canoas 6%. A Argentina se destacou como o país estrangeiro com maior presença, 80%, seguido do Uruguai.

Aline Kellermann, Analista Ambiental do ICMBio, destaca que a ação também contou com uma pesquisa que focou no conhecimento dos visitantes sobre a ocorrência de lobos e leões-marinhos nas praias de Torres, como agir em caso de encontro com esses animais, o conhecimento sobre a existência do REVIS Ilha dos Lobos, uma Unidade de Conservação (UC) para a proteção desses animais, e o entendimento sobre o ICMBio, o órgão responsável pela gestão das unidades de conservação federais do Brasil.

 

Resultados evidenciam conscientização 

Os resultados da pesquisa concluíram que 72% dos visitantes estavam cientes da ocorrência de lobos e leões-marinhos nas praias de Torres, entretanto, a maioria (61%) das pessoas não sabiam como agir ao se deparar com esses animais. Além disso, 70% dos visitantes não sabiam da existência do REVIS Ilha dos Lobos e 87% desconheciam o que é o ICMBio.

Aline comenta que esses resultados evidenciam uma forte conscientização sobre a presença de lobos e leões-marinhos nas praias de Torres, mas também revelam uma grande lacuna no conhecimento sobre como agir em caso de encontro com esses animais e sobre as Unidades de Conservação e o ICMBio, destacando a necessidade de intensificar as ações educativas sobre esses temas.

Qualquer pessoa, com diferentes perfis e habilidades, pode contribuir para proteger, e preservar o meio ambiente. Agradecemos a todos os voluntários que já contribuíram com disposição, compromisso e vontade de colaborar para o cuidado com a natureza e o bem público.

 

 

 


Publicado em: Sem categoria






Veja Também





Links Patrocinados