Igreja Católica no Litoral promove encontro com imprensa pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais

Grupos conversaram sobre o significado de texto escrito pelo Papa Francisco intitulado “Escutar com os ouvidos do coração”

28 de maio de 2022

TORRES – A Igreja Católica no Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) e a Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil) celebra entre os dias 23 e 29 de maio, a Semana da Comunicação, alusiva ao 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que neste ano o papa Francisco dedicou o tema “Escutar com os ouvidos do coração”.

No RS, a Pascom RS (CNBB Sul 3) divulga um documentário sobre o trabalho social e pastoral da Igreja no Estado, ouvindo aqueles que tiveram suas vidas transformadas pelo amor, pela caridade e pela fé, exercitando a escuta pelos ouvidos do coração. Confira o vídeo no Facebook e Youtube da Diocese de Osório.

 

Jornalistas falam sobre seu papel nesta mensagem papal

 

Na Diocese de Osório, na última terça e quarta-feira, 24 e 25/05, a Pascom promoveu uma “Roda de conversa com o Bispo”, nas cidades de Torres e Osório. Na oportunidade, o bispo dom Jaime Pedro Kohl recebeu agentes da Pascom de paróquias e profissionais da imprensa para um café e bate-papo sobre a mensagem do papa Francisco aos comunicadores.

De acordo com dom Jaime, reunir pela terceira vez os agentes da Pascom e profissionais dos veículos de imprensa, como rádios, jornais e portais, é sempre um momento muito enriquecedor, de troca a partir da reflexão e até mesmo provocação do papa para uma comunicação boa, a partir da escuta e do comprometimento com a realidade de vida das pessoas e comunidades.

No encontro em Torres, participaram representantes do Jornal do Mar, Jornal Norte Sul, Jornal Fato em Foco, Jornal A Folha Torres, Rádio Maristela, Grupo de jovens Emaús Ágape e Pascom São Domingos. Em Osório participaram agentes da Pascom da Catedral e de Maquiné.

 

Redes sociais desafiam mais ainda profissionais de comunicação

 

O desafio de falar a verdade levando em conta a necessidade da empatia para escutar com o coração teve um bonito espaço de impressões desta mensagem papal entre os protagonistas do encontro realizado no prédio da Paróquia da Igreja Santa Luzia em Torres.

A impressão da maioria dos presentes sinalizou que existência das redes sociais complica mais as coisas pela falta de técnicas de comunicação dos leigos, que em muitos casos não utilizam a empatia para avaliar o que leem ou o que ouvem e veem nos meios de comunicação. Mas que também é justamente por isto que os profissionais do setor devem se desafiar ainda mais em escutar com ouvidos do coração para plantar a verdade, mas com requintes amigável e de  paz entre a humanidade.

 

*Com Ascom Diocese de Osório (Melissa Maciel)

 

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados