Indicação de vereador de Torres pede colocação de gradis nas esquinas da Avenida Barão do Rio Branco

Equipamento serviria para evitar que pedestre atravesse a rua fora das faixas de segurança

FOTO: Exemplo de gradis em POA (Divulgação EPTC POA)
30 de maio de 2021

Está para ser votada na Câmara Municipal de Torres uma Indicação, de autoria do vereador Silvano Borja (PDT), que pede que a Prefeitura de Torres faça a colocação de gradis nas esquinas da Avenida Barão do Rio Branco, para que as pessoas evitem fazer a travessia das vias fora da faixa de segurança. O vereador tomou a liberdade, inclusive, de sugerir as vias de cruzamento onde o equipamento seria necessário: as ruas Pedro Cincinato Borges, Coronel Pacheco e as avenidas General Osório, José Bonifácio e Benjamin Constant, além das vias que bordeiam a Praça XV de Novembro.  E Silvano sugere que os gradis sejam colocados a cada cruzamento, nas quatro esquinas, além de receberem plantas ornamentais para enfeitar.

Na justificativa da proposta de Indicação de implementação da ação, Silvano Borja afirma que os locais indicados são os que atualmente possuem o maior fluxo de pedestres cruzando para a Avenida Barão do Rio Branco, locais onde se encontram comércios que atraem muitas pessoas ao longo do dia. E que os gradis estariam ao mesmo tempo dando segurança aos pedestres na travessia e acostumando a população a bons costumes ao transitar em áreas urbanas movimentadas.

 

Assunto é recorrente e antigo

Por Fausto  Júnior

 

O jornal A FOLHA já cobriu legislaturas onde esta ideia foi amplamente sugerida. Inclusive o atual vereador torrense Rogerinho (PP), então exercendo mandato na legislatura 2009/2012, já oferecera, à época, esta proposta ao então governo João Alberto, que por sua vez não colocou a indicação do parlamentar em execução no plano de trabalho urbano (do então governo do MDB). A diferença das indicações está no fato do vereador Silvano Borja (que indica neste ano) sugerir que os gradis sejam enfeitados com plantas ornamentais. Já a indicação feita a mais de uma década pelo já então vereador Rogerinho sugeria que os equipamentos fossem financiados por propagandas de comércios locais, uma forma de viabilização econômica do investimento e da manutenção dos gradis no dia-a-dia, como atualmente é feito com as placas de sinalização de ruas na cidade.


Publicado em: Sem categoria






Veja Também





Links Patrocinados