Na segunda-feira, dia 5 de agosto, deverá ser lida e votada a INDICAÇÃO 0315/2024, de autoria conjunta dos vereadores Jacó Miguel (PDT) e Rogerinho Evaldt (PP), que pedem que a prefeitura de Torres elabore projetos ambientais no sentido de desassorear a Lagoa do Violão, com a retirada do acúmulo de areia, lodo e outros materiais, para aprofundar o leito central do manancial em ao menos três metros de profundidade, favorecendo a oxigenação e a vida.
Desenvolvimento e assoreamento
Os autores citam no corpo da justificativa da Indicação parlamentar que “são mais de 50 anos de intensa urbanização no entorno da Lagoa do Violão. E que o local também sofreu com tudo isso”. Eles indicam que “diferentes encanamentos trouxeram para seu leito o acúmulo de materiais orgânicos e variados, fazendo com que o assoreamento ocorresse”, o que ocasionou que atualmente a profundidade seja rasa, dificultando a vida aquática e silvestre.
Os vereadores destacam, ainda, que a lagoa do Violão se transformou em um berçário, onde diferentes espécies de peixes, aves e animais silvestres fazem morada e se reproduzem. Por isso, então, o pedido de atitudes no sentido do desassoreamento se faz necessário e urgente.