Índice de gastos na Saúde da prefeitura de Torres no orçamento de 2023 foi de 24%

Lei exige no mínimo 15%. Prefeitura afirma que gastou mais por conta de demandas da sociedade que não podiam ser atendidas com valores menores

13 de abril de 2024

Na terça-feira (9 de abril) aconteceu a reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde de Torres. Dentre assuntos em pauta estava mais uma apresentação das metas fiscais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Torres, onde a servidora técnica da pasta, Raicilaine Barbosa, apresentou o resumo dos resultados por área de abrangência, ao mesmo tempo que projetou as dificuldades do trabalho no período (também por área), bem como as vitórias do trabalho perante as metas, junto com exposição dos motivos.

A predominância da escolha do tipo de parto para o nascimento das crianças no Hospital de Torres e região (Hospital Nossa Senhora dos Navegantes), tanto pelas mulheres quanto por médicos obstetras têm sido de partos por Cirurgia Cesariana. Conforme debate feito na reunião, junto aos dados estatísticos, embora o sistema de Saúde de todo o Brasil recomende a inversão destas tendências (foco no parto natural), em Torres a preferência continua subindo para o lado das cirurgias, mesmo com os riscos de pós operatório para mães e bebês divulgados pela ciência.

 

Investimentos em Saúde acima do marco mínimo da lei

Outro dado explanado na reunião do Conselho, por uma das representantes do Poder Executivo, foi o aumento gastos (ou investimentos) da prefeitura no sistema de Saúde, que ficaram em 24% do orçamento, quando a lei exige que este percentual possa ficar em 15%. Ou seja, a municipalidade de Torres no ano de 2023 dispendeu 9 pontos percentuais a mais na Saúde, se o cálculo for relacionado ao gasto com o orçamento. Raicilaine sinalizou para o grupo que este aumento foi causado também pelo aumento da demanda da sociedade, quando os recursos orçados e repassados pelos governos Federal e Estadual não chegaram em volume suficiente para pagar os gastos demandados na pasta.

Para finalizar, a Secretaria de Saúde pediu aos conselheiros que multipliquem a disponibilização de vagas para um curso de formação de Cuidadores.  Este curso será gratuito, feito à distância (computador) e com aulas práticas somente aos sábados.  Mais informações podem ser requisitadas na secretaria da própria secretaria de Saúde de Torres.

 

 

 

 

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados