Na última sexta-feira (14), ocorreu a visita do Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, juntamente com técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), ao Aeroporto Regional de Torres. O objetivo foi a avaliação técnica do local, aumentando ainda mais a expectativa do terminal torrense se tornar, de fato, uma alternativa ao Salgado Filho (em Porto Alegre, principal aeroporto do RS, afetado e interditado pelas enchentes de maio).
Nesta reunião também estavam presentes o Prefeito Carlos Souza (de Torres); o representante da Anac, Regis Genhardt; o representante da Infraero, Mauricio Moromizato; o presidente da Amlinorte, João Marcos Bassani dos Santos, vários secretários municipais; representando a Câmara Federal, o deputado Luiz Carlos Busato; o presidente da Câmara Municipal de Torres, Rafael Silveira, os vereadores Gibraltar Vidal e Moisés Trisch, a presidente da Associação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Ivone Ferraz, representante de associações como Eraclides Maggi (do Fórum Empresarial) e Leonardo Denardi (da Actor), além de imprensa e público em geral.
Após a visita de Zuanazzi, o ambiente se mostrou favorável a Torres, visto vários elogios que o próprio Secretário e sua equipe distribuíam na coletiva. As autoridades da região presentes no evento, se mostravam cada vez mais otimistas.
Torres entre os aeroportos selecionados
E em entrevista à jornalista Giane Guerra (do grupo GZH), Zuanazzi disse que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aceitou operar três aeroportos no Rio Grande do Sul, e o de Torres seria um deles.
Cada uma das bases tem as suas peculiaridades e melhorias que devem ser realizadas. De acordo com Milton Zaunazzi, “Canela é uma operação pequena, para aeronaves de menor porte, mas possível. Vacaria tem uma pista bastante boa, longa, feita para carga, mas não tem terminal de passageiros. Torres tem uma pista de 1,5 mil metros, com um pequeno terminal, mas possui um, e com a vantagem de dar suporte à Região Metropolitana. A Secretaria de Aviação Civil já está vendo as outorgas, que em Torres e Canela estão com o Estado”.
Ainda de acordo com a entrevista que o secretário concedeu para Giane Guerra, se trabalha com o prazo para o início das operações em agosto. Um relatório com as melhorias que cada aeroporto necessita e um laudo técnico são aguardados, cuja previsão era de que seria divulgado até sexta-feira (21).
Investimento em torno de R$ 8 milhões seria necessário
Durante a inspeção realizada sexta-feira passada (14) no Aeroporto de Torres, o prefeito Carlos Souza já mostrava-se otimista com as avaliações preliminares. Disse que o município está realizando uma intervenção eficiente no local, no que se refere a limpeza do espaço e seu entorno. Comentou que seria preciso o investimento em torno de R$ 8 milhões para que o aeroporto recebesse as melhorias necessárias – recurso este que (conforme informado pela municipalidade) viria do Governo do Estado gaúcho, que é o responsável pela administração do espaço. O Secretário Estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, informou que o Estado do RS estava organizando efetivar um investimento inicial de R$ 2 milhões, para reformas do espaço em geral.
Na ocasião, Zuanazzi afirmou que esteve em todos os aeroportos do Estado e disse que não se trata de concorrência entre eles. Que em tempos normais o Salgado Filho realizava 90 voos diários e que atualmente em todo o Rio Grande do Sul são realizados 17. Por isso a necessidade de ampliar a malha viária estadual.
Como seriam os voos em Torres?
O aeroporto de Torres está localizado na Estrada do Mar (RS-389), a cerca de duas horas de Porto Alegre. A pista tem 1.500 metros de comprimento por 30 de largura. É maior que a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que tem 1.323 metros e recebe aviões Boeing 737 e Airbus A320.
Mesmo assim – conforme informações repassadas pelo site ABCMais, inicialmente os voos em Torres serão com aviões do modelo ATR, turboélice que no Brasil é operado pela Azul e pela Voepass. As duas companhias já têm rotas regulares de São Paulo para o interior do Estado com esse tipo de aeronave, que transporta até 70 passageiros. É muito utilizada em todo o mundo na aviação regional.