Dentro da estratégia de descentralizar e interiorizar as políticas públicas, o programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), conduzirá diversas ações nos oito ecossistemas regionais de inovação do estado ao longo deste ano.
O Inova RS da região Metropolitana e Litoral Norte pretende intensificar as ações direcionadas a saúde, educação, economia criativa e tecnologia da informação e comunicação (TIC), destaca o GIT Yuri Ribeiro. A proposta é fomentar o empreendedorismo para desenvolvimento e atração de talentos e a aplicação de pesquisa acadêmica e tecnológica para solução de problemas práticos.
Na área da saúde, o projeto “RS Saúde Digital” concluiu todas as fases de execução em dezembro de 2023 e, a partir deste ano, deverá entrar em estágio de avaliação e reestruturação para que novas ações sejam definidas. A coleta de feedback está prevista para janeiro e fevereiro, e a decisão dos novos rumos deve ser tomada em março. Em setembro, a equipe participará do evento Health Meeting Brasil, em Porto Alegre.
Já no setor de TICs, o projeto RS³ recebeu aval da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) para prorrogar a data de finalização para julho de 2024. A última fase está prevista para março, quando a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entregará a plataforma integradora dos ambientes de inovação. Em seguida, em abril, a plataforma será liberada para início dos testes com os usuários finais. A avaliação dos resultados alcançados com o projeto deverá ocorrer em julho.
Os projetos das áreas de educação e economia criativa estão sendo executados em seis municípios da região: Montenegro, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, Canoas, Capão da Canoa e Gravataí. De janeiro a março, haverá aplicação de Pesquisa do Nível de Conhecimento do Uso de Tecnologia, em parceria com o Sesi RS. Para abril, está prevista uma capacitação do programa Educar para Inovar, da Sict. Em maio, o programa Startup Teens deverá ser aplicado em pelo menos uma escola de cada município. Por fim, em junho e julho, ocorrerão capacitações e treinamentos com gestores públicos, focados no desenvolvimento do potencial criativo das cidades. (FONTE – Sict/ Governo do RS)