Um vídeo nas redes sociais chamou a atenção de moradores e turistas na tarde desta sexta-feira (15), em Torres. Em cena, uma mulher aplica uma “gravata” (o golpe também é conhecido como mata-leão) em um homem e recupera os itens que ele havia roubado. Quem aparece na imagem é a jovem Dâmaris Justo Evaldt, de 19 anos, filha do proprietário de um mini mercado na Avenida Joaquim Porto, no centro da cidade.
A jovem descreve o que de fato aconteceu na cena, filmada por um algum seguidor de uma página do Instagram.
“O homem que eu abordei (com o mata leão) veio aqui no mercado pedir banana, aí na hora chegou outro homem pedindo uma sacola, eu peguei e entreguei pra ele, saindo pra rua ele jogou a sacola na rua, ali eu desconfiei que ele tivesse roubado, porque ele pediria uma sacola pra jogar no lixo? (risos) Aí sai na rua, o cara com a mochila estava colocando as 6 barras de chocolate na mochila. Aí eu fui abordar ele e pegar de volta, ele me empurrou e saiu correndo com o amigo dele”, descreve Dâmaris.
O estabelecimento comercial tem câmeras de segurança e foi por lá que o pai da jovem visualizou o roubo. “O meu pai viu pelas câmeras e saiu atrás dos dois, pegou eles no fim da quadra, e eles não queriam devolver. O pai estava sozinho contra dois, na hora eu vi e fui correndo atrás e o de mochila disparou (correu). Eu fui atrás dele (risos). Eu pisei no chinelo dele, o chinelo ficou na estrada e continuamos correndo (risos), peguei ele duas quadras depois grudando no pescoço dele com um mata leão e imobilizei ele. Aí comecei a pedir as barras de chocolate”, contou a a jovem para a Rádio Maristela.
Após, ela diz ainda que pessoas que passavam pela área chegaram para ajudar ela e o pai. “Na mesma hora começou a chegar gente gritando: pega ladrão! pega ladrão! E pra chamar a polícia, e perguntando se eu queria ajuda, mas preferi não envolver a polícia”, diz Dâmaris.
“É Preciso mostrar a realidade dos comerciantes em relação a estes ladrões”
A jovem conta ainda, que essa não foi a primeira vez que isso acontece no estabelecimento da família. “Já aconteceram vários casos na qual fui atrás de uma senhora que colocou 1kg de frango na bolsa, um homem que colocou 4 leites condensados nas calças e eu mandei abaixar (risos), enfim, muitos casos”, relata ela.
Dâmaris não sabia que estava sendo filmada, mas disse estar feliz “porque é preciso mostrar a realidade dos comerciantes em relação a esses ladrões que só incomodam e tentam pegar de quem realmente tá trabalhando e correndo atrás”. Ela finaliza a conversa fazendo um apelo as forças de segurança, “que as autoridades tomem providência em relação a isso”.
A jovem disse que não faz nenhum tipo de luta, apenas que treina todos os dias na academia. Logo após o vídeo viralizar nas redes sociais, a atleta de jiu-jitsu torrense, Rafaela Zanini, que é a número 2 do ranking nacional e foi bronze no mundial da categoria, postou um vídeo falando da parte técnica da cena e disse que a jovem se colocou em risco, pois como nunca aprendeu defesa pessoal de forma técnica, acabou ficando em perigo. Rafaela ofereceu um mês de treinamento de defesa pessoal grátis para Dâmaris.
FOTOS – Reprodução: redes sociais