Natural de Porto Alegre, mas criado na cidade de Torres, o jovem de 18 anos, Gabriel dos Santos da Rosa, conheceu o projeto da Associação Torrense de Handebol (ATHB) em 2016, através do time feminino de handebol. “O time feminino é bastante conhecido pela cidade e eu quis treinar uma vez para ver como era a modalidade”.
Após muitos treinos, Gabriel conta que ganhou um título muito importante: foi tetracampeão estadual invicto do Rio Grande do Sul, com o auxílio dos técnicos Anderson Steffen e Luan Cardoso. Em 2019, mais uma surpresa, o atleta foi indicado par fazer parte de uma equipe do GHC (Giuliano Handebol Clube) de Teresina, capital do Piauí. “E eu fui para lá, onde tive a oportunidade de conhecer e aprender com um dos melhores técnicos do Brasil, Giuliano Ramos, e ainda jogar a nível nacional”.
Gabriel ainda relata que todas essas experiências permitiram que ele jogasse a seletiva mundial. “O ano passado, joguei a seletiva do mundial que dava vaga para o ano seguinte jogar o mundial na Sérvia, jogos escolares da juventude no qual fiquei em 2º lugar e o Brasileiro de clubes”, conta.
Neste ano de 2020, Gabriel começou a jogar e treinar em Itajaí – Santa Catarina, pelo ACEU/SLICE/ UNIVALI/FMEL, que é uma mais prestigiadas equipes do handebol do Brasil. “Vim com a proposta de jogar campeonatos catarinenses, jogos universitários, campeonatos nacionais e uma bolsa na faculdade da Univali”, destaca. E quando perguntado sobre sua maior experiência com o projeto ATHB – Somos Todos Hand Torres, o atleta concluí: “Com toda certeza as amizades, os lugares, as brincadeiras e a experiência de participar de acampamentos e evoluir cada vez mais”.
Fonte: Jornalista Camila Brozowski