Lei na Câmara de Arroio do Sal instituí Política local de compras junto a Agricultura Familiar

Caso o PL seja aprovado, as verbas para aquisição dos alimentos, que eram federais, agora serão dos cofres públicos municipais

27 de agosto de 2022

Está tramitando na Câmara Municipal de Arroio do Sal um Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo local (prefeitura de Arroio do al), que estabelece a Política Municipal para compras Institucionais da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares e Rurais.

O objetivo do PL é de “incentivar a valorização e o consumo dos alimentos produzidos pela agricultura familiar sustentável local; promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às pessoas que recebem este alimento; promover o abastecimento alimentar que compreende as compras governamentais de alimentos e fortalecer circuitos locais e regionais e redes de comercialização”.

Os fornecedores de produtos ao Programa (instituído pelo PL em trâmite) serão os agricultores familiares inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e os agricultores urbanos e periurbanos cadastrados junto ao Executivo Municipal de Arroio do Sal.  A aquisição de alimentos poderá ser realizada sem a necessidade de licitação, por meio de chamada pública, mas com ampla divulgação para a inscrição de agricultores familiares interessados.

Para definição dos preços de aquisição dos produtos da agricultura familiar e suas organizações, o órgão responsável pela compra local adotará a tabela de preços da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).

 

Verbas que eram federais agora serão locais

Na justificativa da prefeitura para a elaboração do PL, o governo Bolão afirma que o Programa já foi realizado durante três anos na cidade, mas com verba Federal, a qual no momento não está sendo disponibilizada. Mas o governo municipal pretende realizar o projeto em vista da qualidade nutricional para população vulnerável a ser atendida, assim como à valorização dos agricultores locais através da compra de seus produtos. (FONTE – Redação A FOLHA)

 

 

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados