Litoral Norte recebe 3º aviso consecutivo por piora nos números da Covid-19

Região Capão da Canoa - que também engloba Torres e municípios próximos - é a única das 21 do estado com alguma notificação do Executivo gaúcho

coronavirus,3d render
14 de outubro de 2021

O Gabinete de Crise do governo do Rio Grande do Sul emitiu, nesta quarta-feira (13), um aviso para a região de Capão da Canoa (referente aos municípios do Litoral Norte) dentro do Sistema 3 As de Monitoramento da pandemia de Covid-19. É a terceira semana seguida que municípios da região – que incluí Torres – apresentam piora nos indicadores da doença.

A primeira notificação foi feita no dia 29 de setembro, sendo a segunda em 6 de outubro. O aviso é o primeiro nível estabelecido pelo Palácio Piratini –  além de alerta e ação, quando são adotadas medidas mais rígidas para conter a disseminação do coronavírus. O índice que provocou a manutenção do aviso foi o aumento na ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI) por pacientes com coronavírus e no número de casos da doença.

 

Única região com notificação do governo do RS

 

“O quadro do estado como um todo é de estabilidade. As projeções apontam a manutenção do número de internados que temos hoje, tanto em leitos clínicos como em UTIs. Temos, portanto, uma situação específica na região de Capão da Canoa que preocupa um pouco mais”, diz o coordenador do Grupo de Trabalho de Saúde do Gabinete de Crise, Pedro Zuanazzi.

Por outro lado, o Executivo estadual aponta para a redução de óbitos e de hospitalizados em leitos clínicos nos municípios do Litoral Norte, o que fez com que a localidade não avançasse para o nível de alerta. A região de Capão da Canoa é a única das 21 do estado com alguma notificação do governo.

 

Capão da Canoa é cidade com maior aumento nos casos

 

Dos municípios do Litoral Norte, Capão da Canoa é o que apresenta maior aumento de casos. Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Capão da Canoa, na quarta-feira (13) foram confirmados mais 52 novos casos de Covid-19. São 27 mulheres, 16 homens , um adolescente (15 anos) e seis crianças (1 a 10 anos), que estão em isolamento domiciliar, além de dois pacientes hospitalizados (67 e 80 anos). O percentual de ocupação da UTI do Hospital Santa Luzia, o qual atende vários municípios da região, está em 71%. Desde o início da pandemia, Capão da Canoa já registrou 205 óbitos por Covid-19.


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados