Mais de 50 pessoas mobilizam-se em limpeza voluntária de praia em Torres

No total, voluntários coletaram 86,3kg de resíduos em 45 minutos de limpeza entre Prainha e Praia Grande no último domingo (18). Bitucas de cigarro e itens de plástico foram os resíduos mais coletados.

20 de setembro de 2022

Neste último domingo (18), foi realizada em Torres uma ação de limpeza voluntária de Praia, organizada pelo Projeto Praia Limpa Torres e em consonância com o Clean Up Day (quando pessoas de mais de 190 Países envolvem-se em ações de limpeza ambiental, com mais de 20 milhões de VOLUNTÁRIOS agindo em diversos lugares do mundo num dia em prol da preservação ambiental do Planeta Terra).

Em Torres, foram mais de 50 voluntários participando deste importante evento ambiental, numa limpeza de praia que durou cerca de 45 minutos. No total, os voluntários coletaram 86,3kg de resíduos entre a Prainha e Praia Grande. Foram 5.835 itens coletados, sendo que os três resíduos mais encontrados foram: Bitucas de Cigarro em primeiro lugar (53,8% do total), em segundo lugar itens de plástico diversos (22,15%) e em terceiro os resíduos de papel (7,69%).

“Estamos de volta (as ações de limpeza de praia voluntária) após dois anos. E nessa volta, gratidão aos mais de 50 voluntários que participaram desta IX edição do Dia Mundial da Limpeza, demonstrando que com atitude podemos contribuir por um mundo melhor”, ressalta Alexis Sanson, idealizador do Projeto Praia Limpa Torres

 

Combate as bitucas

 

Além da ação voluntária, o Projeto Praia Limpa Torres deixou uma sugestão para a Prefeitura de Torres  e a Câmara Municipal dos Vereadores, indicando que a a cidade de Torres precisa de um Projeto de Lei e Políticas Públicas para combater o impacto das Bitucas de Cigarro nas praias e em nosso Meio Ambiente. Ações de limpeza do projeto evidenciam como o descarte irregular dos restos de cigarro tornam-se um problema nas areias de Torres (podendo as bitucas serem confundidas com comida por pássaros e outros animais junto a orla, envenenando-os).

“Chamamos atenção sobre esta realidade – inclusive já implementamos o projeto #bitucazero (com a instalação de bituqueiras em diversos pontos da cidade). Agora, novamente nos colocamos à disposição para buscar rápida solução para esse grave problema ambiental em nossa cidade. A terrível bituca de cigarro segue sendo o resíduos mais coletado nas praias em Torres!”, concluí Alexis Sanson.

 

*Fotos por Mar Pedro Abreu


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados