Mais uma ação de conservação promovida pelo projeto Felinos de Itapeva realizada em Torres

Na semana passada, a cidade de Torres sediou mais uma ação de conservação promovida pelo projeto Felinos de Itapeva - do Instituto Pró-Carnívoros. A ação contou com o apoio da equipe de servidores do Parque Estadual de Itapeva (SEMA/RS) e da Associação Torrense de Proteção aos Animais (ATPA).

29 de julho de 2022

Na semana passada, a cidade de Torres sediou mais uma ação de conservação promovida pelo projeto Felinos de Itapeva – do Instituto Pró-Carnívoros. A ação contou com o apoio da equipe de servidores do Parque Estadual de Itapeva (SEMA/RS) e da Associação Torrense de Proteção aos Animais (ATPA).

Nos dias 19 e 20 de julho, 60 cães foram vacinados gratuitamente contra doenças como a raiva, a cinomose, a parvovirose e outras, nos bairros Bela Vista, São Francisco e Porto Alegre. Os moradores beneficiados foram escolhidos devido à proximidade com o Parque Estadual de Itapeva – ambiente de uso da espécie alvo do projeto, o gato-do-mato-do-sul. Esse pequeno felino silvestre é a única espécie conhecida para Torres e região. Sua proteção está ameaçada mundialmente e um dos fatores que contribuem com esse cenário é a presença de cães e gatos domésticos nas áreas protegidas em que habitam. O contato entre essas populações pode favorecer a transmissão de doenças graves e ocasionar o surgimento de zoonoses no município.

A iniciativa é parte das ações integradas de cinco grupos de trabalho que atuam na proteção de felinos silvestres nas Américas do norte, central e do sul (Tiger Cats Conservation Initiative, Ocelot Working Group, Geoffroyi Cat Working Group, Alianza Gato Andino, Pampas Cat Working Group). Os recursos foram doados pela Fundação de Conservação dos Pequenos Gatos Silvestres (SWCCF), que trabalha internacionalmente para proteger diferentes espécies com a ajuda de instituições públicas e privadas.

Em agosto, os 60 cães atendidos serão novamente vacinados para completar sua imunização com a segunda dose da vacina Polivalente V8 (importada).  “Queremos agradecer o trabalho dedicado dos voluntários do Parque Estadual de Itapeva (SEMA/RS), da Associação Torrense de Proteção aos Animais (ATPA) e de todos os moradores que nos receberam em sua casa. Essa disposição de ajudar torna possível que aumentemos a proteção à espécie e que promovamos a conscientização ambiental!”, ressaltam os organizadores da ação.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados