Mensagem do Papa contra a proliferação das Fake News é apresentada pela Diocese da Igreja católica em Torres

Profissionais de comunicação da região de Torres foram chamados para serem agentes do exemplo no combate à mazela mundial das notícias falsas

10 de maio de 2018

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II. A data é celebrada em muitos países no domingo que precede a Solenidade de Pentecostes, que em 2018 será em 13 de maio. E neste ano, a comemoração da data tem como tema “A verdade vos tornará livres. Notícias falsas e jornalismo de paz”. Em foco, o combate as “fake news”, as notícias falsas que constituem-se de informações infundadas, e que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões.

Tendo este contexto como base, na última terça-feira (08), representantes da imprensa (incluindo do jornal A FOLHA) se encontraram para um café da manhã nas dependências do Centro Pastoral de Torres (junto à igreja Santa Luzia). Presentes em nome do Conselho Diocesano da Pastoral da Comunicação, o Padre Leonir Alves (de Torres) além do bispo da diocese sediada em Osório, Dom Jaime Pedro Kohl. A apresentação da mensagem do Papa para a Dia Mundial das Comunicações Sociais  foi feita diretamente pelo Bispo para vários jornalistas, diretores e comunicadores de rádios, jornais, assessorias de imprensa, além dos agentes da Pascom (Pastoral da Comunicação) local. Neste encontro de Torres foram convidados comunicadores em geral dos municípios de Três Cachoeiras, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Mampituba, Três Forquilhas e Itati.

 

Noticia falsa e o  pecado

 

As notícias Falsas (Fake News) foram apresentadas pelo bispo da região como uma espécie de “pecado”. Dom Jaime fez uma analogia com a serpente que (conforme o Genesis, o primeiro livro da Bíblia) acabou convencendo Eva a comer a maçã, única fruta que seria proibida pelo criador (Deus) de ser consumida pelo casal Adão e Eva.  E lembrou o surgimento do mal em nossas vidas como consequência da Noticia Falsa da Serpente dada para Eva, numa analogia entre o assunto em pauta e as escritas bíblicas. O bispo lembrou que as escrituras da Igreja são representações de atos, mas que devem ser entendida como uma “verdade representada”. Ou seja: o pecado e o início do mal no mundo são representados pela difusão de uma mentira em nome de manipulação dos seres, onde a serpente representa o mal ao mentir para Eva (criatura) visando que ela desobedecesse às regras de sua consciência, o que inaugurou o mal no mundo, presente até hoje, inclusive nas Notícias Falsas.

Para a mensagem do papado – compartilhada por Dom Jaime na reunião com jornalistas de Torres e Região –  as notícias Falsas são originadas com esta intenção: manipular pessoas com mentiras e convencer as mesmas que as ‘mentiras são verdades’ através de argumentos falsos, contraditórios pu apelativos. Mas a campanha é bem ‘pé no chão’ e vem de encontro a um clamor da sociedade. Visa um objetivo bastante palpável, longe de dogmas religiosos, onde o ponto de partida é a mensagem do papa Francisco, que traz como tema: ‘A verdade vos tornará livres’. Na prática, sugere que a sociedade (e principalmente os profissionais de comunicação em geral) execute um esforço comum de prevenir a mazela da difusão das notícias falsas.

Concomitantemente, uma oportunidade para valorizar e diferenciar o importante trabalho da profissão jornalística (desde a apuração dos fatos até a formatação da informação de forma noticiosa e séria) e a responsabilidade pessoal de cada um na comunicação compromissada com a verdade. A campanha ainda sugere que os profissionais de comunicação sejam os portadores do exemplo, da notícia bem embasada e argumentada, perante a sociedade em geral.

 

Ligação entre as leis sociais e orações

 

Além dos encontros do bispo Dom Jaime Kohl com a imprensa regional, a Pastoral da Comunicação Diocesana produziu um flyer com a oração de São Francisco de Assis, adaptada pelo papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este flyer será distribuída aos fiéis em todas as missas realizadas nas paróquias da Diocese no dia 13 de maio de 2018.

“No contexto em que as empresas referência em redes sociais, o mundo das instituições e da política iniciaram a combater este fenômeno, também a Igreja Católica quer oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia. Com isso, pretendemos auxiliar na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isto um jornalismo de paz, que promova a compreensão entre as pessoas”, afirma a Secretaria para a Comunicação do Vaticano.

A mensagem do Papa Francisco completa pode ser acessada no link:

w2. vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20180124_messaggio-comunicazioni-sociali.html

 

Oração

(Vaticano, 24 de janeiro – Memória de São Francisco de Sales – do ano de 2018)

 

 

Senhor, fazei de nós instrumentos da vossa paz.

Fazei-nos reconhecer o mal que se insinua em uma comunicação que não

cria comunhão.

Tornai-nos capazes de tirar o veneno dos nossos juízos.

Ajudai-nos a falar dos outros como de irmãos e irmãs.

Vós sois fiel e digno de confiança;

fazei que as nossas palavras sejam sementes de bem para o mundo:

onde houver rumor, fazei que pratiquemos a escuta;

onde houver confusão, fazei que inspiremos harmonia;

onde houver ambiguidade, fazei que levemos clareza;

onde houver exclusão, fazei que levemos partilha;

onde houver sensacionalismo, fazei que usemos sobriedade;

onde houver superficialidade, fazei que ponhamos interrogativos

verdadeiros;

onde houver preconceitos, fazei que despertemos confiança;

onde houver agressividade, fazei que levemos respeito;

onde houver falsidade, fazei que levemos verdade.

Amen.

  

Franciscus

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados