Mesmo em meio à pandemia, ações alusivas ao Dia Mundial da Limpeza são realizadas em Torres

Em ação do Projeto Praia Limpa Torres, cerca de 300kg de resíduos recicláveis foram recolhidos e entregues a Cooperativa de Reciclagem de Torres (CORBIM). Na Praia da Guarita, artista Paulo França também lembrou da data em prol da preservação (foto)

FOTO por Gustavo Selau Fotografia
22 de setembro de 2020

No último sábado (19) véspera do Dia do Gaúcho, o Projeto Praia Limpa Torres realizou, pelo sétimo ano consecutivo, uma ação alusiva ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias (World Clean Up) em Torres.

Neste ano de pandemia, infelizmente não pode ser realizado o tradicional evento voluntário de limpeza na Praia da Guarita – que costumava reunir mais de uma centena de pessoas em prol da causa ambiental.  <as mesmo com clima adverso (com muito vento) na Prainha, os voluntários envolvidos conseguiram receber mais de 300kg de resíduos recicláveis (1.322 itens plásticos, papel, alumínio, vidro e eletrônicos) entregues diretamente a Cooperativa de Reciclagem de Torres (CORBIM) – entidade composta por mais de 15 famílias que necessitam destes resíduos para sua sobrevivência. “A CORBIM foi fundada no ano de 2000 e tiveram uma redução de até 50% na coleta de resíduos durante a Pandemia, além de trabalharem em galpões que necessitam urgentemente de melhorias (reforma/modernização), manutenção de diversos equipamentos que auxiliam na reciclagem, sem sequer ter à disposição uma esteira de triagem, premissa básica para que possam desenvolver com mais eficiência e segurança sua atividade como recicladores”, ressalta o idealizador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson.

FOTO: Material reciclável foi coletado na Prainha e entregue para a Corbim

 

Ações e homenagens ao dia

 

Espontaneamente e de forma isolada (respeitando o isolamento social preconizado em meio a pandemia), outras pessoas também aproveitaram a passagem do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias e fizeram sua parte. Nas areias da Praia Grande, voluntários devidamente mascarados encheram diversos sacos com resíduos retirados das areias – em especial quantidade plásticos e bitucas de cigarro. Na praia da Guarita, o educador físico e surf repórter José Ricardo Milanez recolheu dezenas de baganas de cigarro – um dos principais vilões ambinetais de nossa orla-  e deixou seu recado: ” já parou para pensar o que você pode fazer pelo meio ambiente, em vez de pensar o que ele pode fazer por ti? Mais atitude e menos poluição”.

Quem também não esqueceu-se da data foi o artista e protetor ambiental, Paulo “Preserva Torres” França. Além de recolher sacos de lixo das areias da Praia da Guarita, Paulo França fez uma linda homenagem pela passagem do DIA MUNDIAL DA LIMPEZA (19/09), fazendo um grande desenho na areia com o mascote do Praia Limpa Torres, Olimpo, com sua máscara anti-covid 19.  O ato que foi uma forma de homenagear todos os voluntários que, neste ano de pandemia e isolamento social, não puderam reunir-se na Praia da Guarita, tradicional ‘palco’ para o evento de preservação ambiental.

“Ser Gaúcho é ter orgulho de ter nascido no Rio Grande do Sul. Para sermos gaúchos precisamos ter amor pela nossa terra, conhecermos a nossa história e valorizarmos nossa cultura de forma consciente. Assim, parabéns a todos bravos gaúchos de todas querências, pessoas que amam e fazem a diferença por um Rio Grande do Sul melhor e um Planeta mais limpo com menos poluição e mais respeito ao Meio Ambiente!”, concluí Alexis Sanson.

FOTO: Voluntário Zé Milanez catou saco cheio de bitucas na Praia da Guarita

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados