Alunos do ensino médio são motivados a exercitar raciocí­nios através de Júri Simulado em projeto da Ulbra de Torres

11 de junho de 2010

Através do projeto Júri Simulado, desenvolvido pelo curso de Direito da ULBRA Torres, alunos de escolas estaduais e particulares da região estão sendo estimulados a exercitar o raciocí­nio, a expressão e o senso crí­tico a partir do estudo e do debate de casos jurí­dicos polêmicos. As primeiras escolas contempladas com o projeto foram o Instituto Estadual de Educação Riachuelo, de Capão da Canoa, e a Escola Erica Marques, de Terra de Areia.    

O Júri Simulado em Capão da Canoa aconteceu no ginásio do Instituto Riachuelo, que esteve lotado para a audiência, reunindo cerca de 400 alunos. Em Terra de Areia o evento aconteceu no auditório da Escola.    

O processo escolhido para análise e julgamento foi o polêmico caso do aluno gaúcho que sujou as paredes recém pintadas de sua sala de aula, foi conduzido a limpá-las e acusou sua professora de ter incitado os colegas a ridicularizá-lo durante este processo. Durante o júri, os estudantes puderam acompanhar todas as etapas do processo, além de atuarem como juí­zes e advogados das partes.  

O evento, idealizado pelo professor Alexandre Quartiero, coordenador do curso de Direito da ULBRA Torres, contou com a presença dos também docentes do curso Alejandro Alvarez e Renato Monteiro. Em Capão da Canoa, o julgamento foi prestigiado pelo diretor do campus ULBRA Torres, o professor e advogado Luí­s Antí´nio Longo.    

No primeiro julgamento, em Capão da Canoa, o réu foi absolvido por 9 votos a 0. Em Terra de Areia, o réu foi condenado por 5 votos a 3. O sucesso do evento foi reconhecido com os entusiasmados aplausos dos jovens estudantes após a leitura da sentença. Ao fim da sessão, a plateia também foi convidada a votar.  

 O curso de Direito da ULBRA Torres seguirá realizando júris simulados nas escolas da região ao longo deste ano. Instituiçíµes de ensino interessadas em receber o projeto podem entrar em contato com a coordenação do curso, através do telefone (51) 3626.2000 “ ramal 147.  


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados