Audiência Pública da Guarita protagonizou show de cidadania
Dóra Laidens coordenou a dinâmica da audiência com
fortes intervençíµes de munícipes
A audiência Pública sobre o plano de revitalização do Parque da Guarita que aconteceu na última terça-feira no Centro de cultura, mesmo não tendo muitos participantes, acabou sendo altamente eficaz para o parque e principalmente eficaz para a insistente proposição da municipalidade de Torres de buscar participação popular em seus atos de forma organizada, transparente e dentro da lei. Em uma contagem superficial foram destacadas 25 representaçíµes de entidades na audiência, além de mais uma 10 pessoas que participaram como simples cidadãos torrenses no encontro. Portanto, ao menos algumas entidades locais estão se preocupando em mandar representaçíµes de seus interesses í s audiências que tratam sobre intervençíµes públicas da municipalidade na estrutura turística e outras mais em Torres.
A servidora Dóra Laidens coordenou a audiência pública assessorada por servidores da secretaria do meio ambiente e dirigida pelo atento secretário municipal do Meio Ambiente de Torres Aristeu Moreira. Primeiramente foi apresentada a fundamentação do plano de revitalização e a metodologia, que visa documentar profissionalmente o Parque, coisa que até antão não havia sido feita. Um inventário da fauna e da flora do parque faz parte do diagnóstico assim como o inventário das obras públicas que lá estão colocadas
Dinâmica aberta com microfone girando
na platéia foi o motivo do sucesso
de participação
.
No segundo momento as questíµes ficaram para ser dirigidas pela dinâmica do grupo. Dóra Laidens apresentou vários itens que serão implementados na revitalização do parque e elencou alguns que o processo feito pela secretaria pedia votaçíµes dos presentes para o compartilhamento de responsabilidade. Dentre várias apresentaçíµes, entraram em discussão e votação assuntos referentes í implementação da obra do chamado Museu do Mar, que será efetivamente um Museu da Natureza local, referentes ao Bistrí´ e referentes í reforma dos acessos aos mesmos.
A primeira votação foi unânime do público em aceitar a realização de um convênio com uma ONG da cidade que trabalha junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade para que os mesmos fossem treinados para serem contratados futuramente para fazer parte dos servidores do parque que farão as trilhas junto aos turistas através do convênio.
O segundo tema em discussão tratou sobre o material a ser usado nos acessos de pedestres internos do parque. O projeto original previa madeira tratada, mas foi decidido por intervenção e votação dos presentes que o material será í base de concreto pela durabilidade, surgindo até uma ideia do circuito servir para esportes.
O terceiro tema debatido foi sobre a colocação ou não de churrasqueiras dentro do parque mantendo regras rígidas de preservação. O grupo presente derrubou totalmente a idéia que foi abortada por consenso. A não aceitação dos presentes foi principalmente pela falta de controle dos que iriam desfrutar do espaço de churrasqueia previsto.
O último tema debatido foi da construção ou não de um espaço de praça com equipamentos tradicionais para crianças dentro do parque. O grupo também foi contra e sugeriu que as crianças tivessem um espaço alternativo para diversão, que poderia ser ligado í cultura, í historia de Torres, í s lendas da Guarita etc., talvez com contaçíµes de histórias…
Nova audiência pública para aprovação do plano
de uso da área do parque
Por uma questão de tempo, por conta da dinâmica de grupo positiva que resultou em inúmeras participaçíµes dos presentes, a segunda parte da audiência Pública ficou transferida para uma data mais no final do ano, já que as decisíµes e debates se tratam sobre o Plano de Uso do Parque, que será um tipo de código de posturas interno, definindo padríµes de construçíµes, atitudes e regras que serão permitidas ou proibidas dentro do Parque da Guarita.
O que já tem, o que vai ser construído neste ano
e o que fica para adiante
As modificaçíµes na nova vitalização do Parque da Guarita iniciaram já em anos anteriores. No veraneio passado já estavam reformadas as escadas, muros e trilhas internas, e grupos contratados faziam as trilhas gratuitamente com turistas do parque, além da implementação de um sistema de segurança em conjunto com a BM local. No na anterior já havia sido feita uma pequena sinalização do parque, mostrando as histórias e características da natureza local e foi construído o espaço de lanchonete e bar local.
Neste ano será construído o Museu Natural e o Bistrí´. Já está em processo a licitação para construção e operação dos espaços. A Ulbra deverá comandar as operaçíµes do Museu Natural local, que mostrará nossa diversidade biológica para turistas conhecerem. Durante o veraneio de 2011 poderá ser inaugurada ao menos parte da obra. O bistrí´ terá uma licitação para definir que operará as atividades gastroní´micas.
Existem idéias mandadas por munícipes e entidades locais para construçíµes mais estruturadas no parque como mirantes, teleféricos, dentre outras. Estas questíµes que serão votadas na audiência pública que tratará sobre o Plano de Uso do Parque da Guarita, após serem as idéias avaliadas pelo corpo técnico da prefeitura que gestiona o projeto.