Aumento crescente e agudo de veículos faz com que o sistema de Trãnsito em Torres entre em debate na Cãmara
Após dois anos de aumentos em cima de aumentos das vendas de veículos automotores em todo o Brasil, por conta principalmente do aumento dos prazos de financiamento, mas também pela melhoria do poder aquisitivo de classe que antes não tinham acesso a este bem; e após, também este fení´meno econí´mico aumentar sensivelmente o número de automóveis trafegando em Torres, o trânsito na cidade começa a gerar os conhecidos descontentamentos entre os motoristas. São reclamaçíµes de falta de vagas para estacionamento, dificuldades de romper cruzamentos movimentados, o risco que a mistura de carros em crescente aumento nas ruas com as bicicletas gera para os ciclistas e até a dificuldade de simples transeuntes atravessarem algumas ruas. O fení´meno econí´mico e social, então, acendeu o sinal vermelho na cidade, mesmo no inverno, e o tema acabou entrando nos debates da Câmara Municipal.
Na última sessão da casa legislativa torrense que ocorreu na segunda-feira (2), dois vereadores se posicionaram sobre providências no sistema viário local. Um sugeriu o fechamento de algumas entradas de alguns cruzamentos e outro sugeriu mais uma vez a construção de novas rotatórias (retornos como o que existe na esquina da Casa do Turista) na cidade. Além das duas declaraçíµes em tribuna sobre o assunto, um Pedido de Providências foi feto na casa para que a própria Câmara contrate um técnico especialista em Trânsito para acompanhar eventuais projetos de modificação viária sugerido pela casa, ou dar pareceres sobre propostas de modificaçíµes encaminhadas pelo executivo para a Câmara. O pedido no caso foi baseado em outra demanda antiga, principalmente do vereador Tenora (PP): a de implementar o conhecido estacionamento rotativo e pago na cidade, em algumas ruas centrais.
Rotatória na Castelo Branco e ligação do Igra com o centro
O vereador Gimi sugeriu que fosse dinamizado o estudo já demandado por ele para a construção de uma rotatória na esquina da Avenida Castelo Branco com as entradas principais do Igra norte e Igra Sul, onde se encontra atualmente a loja Multipeças. Ele também sugeriu que fosse feito com urgência uma desapropriação pela prefeitura para que seja possível ligar o bairro Igra note com o Bairro Getúlio Vargas. Ele exemplificou que crianças e adolescentes que moram no Igra Norte atualmente se obrigam a trafegar de bicicleta pela Avenida Castelo Branca, correndo riscos cada vez maiores, quando se houvesse uma ligação ente o bairro e os arredores da Câmara Municipal o problema poderia ser resolvido.
Fechamento de cruzamentos movimentados e Estacionamento Rotativo
Já o vereador Betão da Cal sugeriu que alguns cruzamentos da Avenida Barão do Rio Branco fossem fechados. Ele exemplificou a esquina do Supermercado Bom Rancho, onde, conforme o vereador sistematicamente existe veículos entrando í esquerda pelos dois lados, além dos que esperam cruzar a avenida. Betão sugeriu que os motoristas, com o fechamento, poderiam utilizar a rotatória, desafogando os engarrafamentos e os riscos locais.
Já o estacionamento rotatório é de difícil operacionalidade por conta das leis do funcionalismo público. Par que um município possa possuir este tratamento viário, é necessário que haja fiscais específicos para a função. E para que o processo seja autosustentável (não gere despesas adicionais í receita) a receita por estacionamentos deve pagar os custos fixos dos caros fiscais que devem ser contratado, por concurso, pela prefeitura municipal.
Mas existe o verão e as receitas no período podem propiciar equilíbrio financeiro. Cabe uma análise minuciosa do assunto, portanto.