CURIOSIDADES DO BALONISMO

– í‰ UM ESPORTE SEGURO?
O Balonismo é considerado um esporte bastante seguro. Segundo estatísticas da Divisão Aerodesportiva do Departamento de Aeronáutica Civil e da Associação Brasileira de Balonismo, o balão é a mais segura das aeronaves, com índice de acidentes praticamente nulo. O motivo desta segurança está na vistoria periódica dos equipamentos de um balão e na autorização de ví´o somente para pilotos com brevê.
A segurança do balão começa pelo material com que é feito, todos com tecnologia espacial aplicada í aeronáutica. Os componentes: envelope, cordames, cesto, maçaricos, botijíµes de gás, são fabricados para suportar nove vezes a exigência normal. O tecido do envelope é nylon com tratamento contra a propagação do fogo. Os cordames são de kevlar, um material que não queima, não conduz eletricidade, não apodrece e cada um deles, com a espessura de um cordão de sapato, suporta 600 quilos de peso.
A boca do balão é revestida de nomex, material que retarda o fogo e impede que se propague. O cesto, preso ao balão por quatro a oito cabos de aço, carrega quatro botijíµes de gás e geralmente tem espaço para no máximo três adultos, num total aproximado de 300 quilos. Mas, cada um desses cabos agí¼enta uma tonelada. O gás utilizado é o propano e não o hidrogênio que era usado no dirigível de HINDERBURG (que pegou fogo na década de 30).
– COMO FUNCIONA UM BALíƒO?
Lembrando que o ar quente é mais leve que o ar frio, os balíµes são cheios com ar frio, através de um grande ventilador, depois é aquecido por um maçarico, este alimentado por gases que compíµem o gás de cozinha. Para fazer o Balão subir, aciona-se o maçarico que, por sua vez, aquece o ar. O ví´o dos Balíµes é controlado através do maçarico que ligando e desligando, o piloto pode controlar com precisão a altitude. Mas quem define a direção a tomar não é o piloto e sim o vento que nas diferentes alturas das diversas correntes, define o rumo dos Balíµes, que podem voar até 16 mil metros de altura ou a alguns centímetros do chão. Segundo os Balonistas, a melhor altitude para se voar é 330m e o vento ideal é de 12 nós por hora, o que dá uma velocidade máxima de 24 km por hora.
O Balão é movido pelas correntes de vento, jamais podendo ir contra as mesmas por não ter propulsão própria. Porém o controle de subida e descida é quase total, fazendo com que o balão decole e pouse em áreas onde outras aeronaves normalmente não conseguiriam. E é através deste controle, para subir e descer que o piloto procura a corrente de vento mais apropriada, correntes estas que variam bastante de direção, principalmente mais próximo do solo onde sofrem influências do relevo e geografia, como morros, vales, rios, florestas, etc. Outro fator que influencia na variação das correntes é o horário. Geralmente ao amanhecer e no final da tarde as correntes são mais suaves e por isso são horários escolhidos para ví´os de Balão.
Estas correntes suaves ao amanhecer e no final da tarde, se devem ao fato de que nestes horários o ar ainda, ou já, não está mais aquecido pelo sol. Nas praias, as correntes também mudam dependendo do horário. Por exemplo: de noite, quando a terra está mais fria que o mar, a brisa vai da terra para o mar e de dia quando a terra está mais quente que o mar, a brisa sopra do mar para a terra.
A autonomia de um ví´o é de duas horas e meia, já que um balão leva, normalmente, 80 quilos de gás e consome em torno de 25 a 30 quilos por hora.
No topo do balão existe uma espécie de alçapão, chamado de pára-quedas, que é mantido fechado pela pressão interna do ar. Quando se deseja descer mais rápido, ou então no pouso, puxa-se um cabo que faz com que o pára-quedas desça um pouco, deixando escapar ar quente e com isso fazendo o balão descer. Mantendo-se o cabo puxado, desinfla-se o balão no pouso, fazendo com que ele murche e deite, quando então é enrolado para ser guardado na bolsa.
– E AS PROVAS?
A participar de um campeonato ou mesmo de um Festival de Balonismo, os pilotos enfrentam uma série de provas, onde é possível aos balonistas demonstrar todos os seus conhecimentos e a intimidade com o esporte. As provas geralmente são de precisão, quando um alvo deve ser atingido, seja no chão ou suspenso no alto de um mastro.
Uma das provas bastante conhecidas é Caça Raposa. Um dos balíµes é escolhido para ser o Balão Raposa, ele decola antes dos concorrentes, que depois de cerca de 10 minutos, tentam segui-lo e pousar o mais próximo possível do balão raposa. O vencedor será aquele que pousar mais próximo do balão.
A prova do Alvo Declarado é uma prova de perícia e precisão dos pilotos. Todos os pilotos recebem um mapa da região em que se realiza o campeonato com vários alvos assinalados. Estes alvos podem ser pontes, viadutos, passagens de nível, etc. Partindo de um ponto qualquer, distante pelo menos três quilí´metros do alvo escolhido, os pilotos decolam carregando suas marcas (fitas com um saco de areia em uma das extremidades). Quando estiver sobrevoando o alvo, o piloto joga a sua marca. Vence quem chegar mais próximo do alvo.
Outra prova realizada no Balonismo é a Cotovelo, onde os balíµes decolam do local do evento, depois de alguns minutos jogam suas marcas e tentando sair da linha imaginária, jogam outra marca. Vence quem formar o menor ângulo entre o local de subida e as duas marcas.
A Fly in, com os balíµes decolando de fora da área do campeonato, tentando jogar suas marcas o mais próximo de um alvo delimitado dentro da área.
A Prova do Mastro, disputada com mais entusiasmo pelos pilotos, tanto pela dificuldade de vencê-la como pelos grandes prêmios oferecidos. Nesta prova é colocada, por exemplo, a chave de um carro dentro de uma sacola, ou reproduzida em papel num tamanho razoavelmente grande, que será afixada no alto de um mastro. Todos os concorrentes decolam de uma distância de no mínimo três quilí´metros do local do mastro e o objetivo é em meio ao ví´o, apanhar a chave com as mãos. Ganhará o carro aquele que conseguir pegar a chave. Segundo os pilotos mais experientes, a chance de se conseguir realizar esta tarefa é de apenas 1 por cento, tanto que em alguns campeonatos é oferecido um segundo prêmio para aquele piloto que mais se aproximar do mastro.
Fonte: Air Show