Delegacia Online facilita o registro de ocorrências policiais

17 de dezembro de 2009

O governo do Estado lançou na semana passada a Nova Delegacia Online (DOL), que permitirá futuramente o registro de até 20 tipos de crimes, pelo site www.pc.rs.gov.br da Polí­cia Civil. Poderão ser registradas pela internet ocorrências de acidente de trânsito com danos materiais, furto de documentos, furto de celular, perda de documentos e perda de celular. Através da DOL, de agosto 2007 a agosto de 2009, foram registrados 3.259 casos de furto de celular; 2.676 de furtoS de documentos; 46.547 de perda de documentos; 5.001 de perda de celular e 66.379 de acidente de trânsito com danos materiais.

 

Em 2007, o Rio Grande do Sul firmou convênio com o governo federal para o desenvolvimento de software para a Delegacia Online pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). A Nova DOL já está disponí­vel 24 horas, nos sete dias da semana.

 

O novo portal passa também a dispor de interação direta com as bases de dados dos sistemas integrados da Polí­cia, permitindo validaçíµes que não eram possí­veis. Dessa forma, as operaçíµes de registros de todas as delegacias gaúchas ficarão interligadas.

 Essa facilidade redundará na racionalização e na otimização de recursos, tanto público como privados, aumento da eficiência e atendimento no local escolhido pelo cidadão, desde que tenha acesso í  internet, de acordo com as melhores práticas de e-gov, com a redução do tempo de atendimento do cidadão que necessitar registrar fatos na Delegacia, em razão da redução dos registros de ocorrências passiveis de serem realizadas via internet – redução das filas de atendimento nas DPs; redução dos custos de manutenção da infraestrutura da Polí­cia Civil que envolve o registro de ocorrência – atendimento, canal de dados, energia elétrica, desgaste de equipamentos, papel, tonner, etc; Possibilidade de realocação de policiais para outras áreas da delegacia, aumentando o número de policiais na atividade de investigação e a redução do custo para o cidadão em deslocamento, tempo etc.  


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados