Na última sessão da Câmara de Vereadores de Torres, realizada na segunda-feira (2), o vereador Deomar Goulart, o Dê (PDT) foi eleito para ser o presidente do poder legislativo de Torres no exercício de 2014. Não houve chapa concorrente. A votação foi somente de aceitação ou rejeição ao nome. E o pedetista – que neste ano foi, inclusive, o líder do governo Nílvia na casa – foi eleito com nove votos a favor contra três votos contra. O presidente da Câmara, vereador Machado (PT), não precisou exercer o voto de desempate, por isso a soma de doze votos.
PMDB a favor da chapa do governo e PP e PC do B contra
Embora a oposição na Câmara atualmente seja exercida somente pelo PMDB e seus quatro vereadores, não foram da oposição os votos contra. A dupla de vereadores do PP, Fábio da Rosa e Gisa Webber e o vereador Nego (PC do B) – ambos partidos da base aliada do governo Nílvia – foram os votos contrario í nova mesa diretora.
O resultado mostra que ainda existe falta de afinidade entre o PP coligado í Nílvia e o PP da bancada do partido na casa legislativa. í‰ que o vereador Fábio da Rosa queria ser o presidente. Não recebeu apoio nos bastidores (do executivo) e acabou desistindo inclusive de montar chapa de oposição. Não é possível se saber se o PMDB apoiaria uma chapa liderada por Fábio da Rosa. (prometida pela base aliada de Nílvia no início do ano passado que seria do PP, mas não realizada). Mas se todo o PMDB votasse na chapa de Fábio e motivasse para que ela existisse na concorrência, seriam sete votos a favor (os três contra a chapa de Dê mais os quatro do PMDB) e aí esta nominata seria eleita.
Especulaçíµes de bastidores dão conta que foi prometida a presidência da Câmara para o PMDB no ano de 2015 pela base aliada de Nílvia. E este seria o motivo da votação em bloco da oposição da chapa escolhida pelo PT – partido que efetivamente manda na base aliada do governo Nílvia.
Presidente da casa tem passado de respeito
O presidente eleito Dê Goulart possui passado de respeito e bastante eclético na política de Torres. Foi vereador por três legislaturas pelo antigo PDS (atual PP) e pelo PFL (atual Dem) e foi presidente da Câmara duas vezes durante sua estada na casa legislativa entes da legislatura atual.
Em 2004 foi eleito vice-prefeito pelo PTB na chapa que ganhou a eleição representada pelo ex-prefeito dos últimos oito anos João Alberto Machado. Na eleição seguinte (2008) concorreu já pelo PDT como vive na chapa de Rubens De Rose, que não conseguiu a eleição.
Em 2012 resolveu voltar í Câmara pelo PDT e foi eleito pelo partido para ser vereador pela quarta legislatura, PDT que está coligado ao governo Nílvia desde lá até então.
Vão acompanhar o presidente Deomar Goulart (PDT) na Mesa Diretora da Câmara, o vereador Tubarão (PMDB), como vice-presidente; o vereador Jeferson dos Santos (PTB), como primeiro secretário; e a vereadora Professora Lú (PT) como segunda secretaria.