Diabéticos da cidade de Torres participaram de encontro de prevenção í cegueira
O Programa de Retinopatia dos Diabéticos (Prored) contou com a participação de 50 pacientes, dos 80 cadastrados, no encontro realizado no sábado (28/08), no Posto de Saúde Américo Muniz dos Reis de Torres. O Prored visa í prevenção de cegueira devido í retinopatia diabética, que ocorre como conseqí¼ência do diabetes mal controlado. No encontro, os pacientes passaram por exame de glicemia capilar, de verificação de pressão arterial e de exame de fundo de olho. Os casos graves de lesíµes de fundo de olho diagnosticados nos encontros que ocorrem de seis em seis meses são encaminhados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
O exame de fundo de olho é fundamental, já que, fazendo o acompanhamento, pode-se diagnosticar precocemente a lesão, orientar e encaminhar, se necessário, para tratamento. O projeto é realizado e tem a coordenação geral do oftalmologista Jorge Esteves, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e responsável pelo setor de Retina do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Participam do programa alunos de Oftalmologia da UFRGS.
O que é a Retinopatia Diabética?
São lesíµes que aparecem nos vasos sangí¼íneos da retina (fundo do olho), podendo causar pequenos sangramentos e, como consequência, a perda da visão. Exames de rotina (como o fundo de olho) podem detectar anormalidades em estágios primários, o que possibilita o tratamento ainda na fase inicial do problema. Hoje, a Retinopatia é considerada uma das mais frequentes complicaçíµes crí´nicas do diabetes, junto com a Catarata.