Diabéticos da cidade de Torres participaram de encontro de prevenção í  cegueira

3 de setembro de 2010

 

O Programa de Retinopatia dos Diabéticos (Prored) contou com a participação de 50 pacientes, dos 80 cadastrados, no encontro realizado no sábado (28/08), no Posto de Saúde Américo Muniz dos Reis de Torres. O Prored visa í  prevenção de cegueira devido í  retinopatia diabética, que ocorre como conseqí¼ência do diabetes mal controlado. No encontro, os pacientes passaram por exame de glicemia capilar, de verificação de pressão arterial e de exame de fundo de olho. Os casos graves de lesíµes de fundo de olho diagnosticados nos encontros que ocorrem de seis em seis meses são encaminhados ao Hospital de Clí­nicas de Porto Alegre.  

O exame de fundo de olho é fundamental, já que, fazendo o acompanhamento, pode-se diagnosticar precocemente a lesão, orientar e encaminhar, se necessário, para tratamento. O projeto é realizado e tem a coordenação geral do oftalmologista Jorge Esteves, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e responsável pelo setor de Retina do Hospital de Clí­nicas de Porto Alegre. Participam do programa alunos de Oftalmologia da UFRGS.

   

O que é a Retinopatia Diabética?

   São lesíµes que aparecem nos vasos sangí¼í­neos da retina (fundo do olho), podendo causar pequenos sangramentos e, como consequência, a perda da visão. Exames de rotina (como o fundo de olho) podem detectar anormalidades em estágios primários, o que possibilita o tratamento ainda na fase inicial do problema. Hoje, a Retinopatia é considerada uma das mais frequentes complicaçíµes crí´nicas do diabetes, junto com a Catarata.


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados