ENERGIA SOLAR: Solução sustentável e econí´mica

29 de outubro de 2014

Projeto de casa auto sustentável , utilizando painéis fotovoltáicos:

meio de geração de energia através da luz solar – Por Carolina Cereser e Jaqueline Santos

 

 

Por Carolina Cereser

meioarquiteturaedesign@gmail.com  

Arquitetura de interiores e soluçíµes sustentáveis  

___________________________________________________

 

O sol é uma fonte inesgotável de energia e, quando falamos em sustentabilidade, em economia de recursos e de água, em economia de energia e redução da emissão de gás carbí´nico na atmosfera, nada mais natural do que pensarmos numa maneira mais eficiente de utilização da energia solar. Esta energia é totalmente limpa e tem grande potencial no Brasil, onde temos uma enorme incidência solar. As maneiras práticas de transformar a energia solar são através de painéis fotovoltaicos e aquecedores solares.

Os painéis fotovoltaicos são responsáveis pela transformação da energia solar em energia elétrica. Eles são formados por células que têm a propriedade de absorver energia solar e permitir que a energia elétrica circule entre duas camadas com cargas opostas. Em geral, estes sistemas são complexos e ainda custosos, apesar de haver estudos que já comprovam a sua viabilidade econí´mica a longo prazo.

No Brasil, já se pode notar a sua utilização em alguns locais, como os pátios de descanso de algumas estradas, que têm toda a sua iluminação artificial realizada através de energia proveniente de painéis fotovoltaicos.

 

Sistemas de aquecimento solar de água ganham espaço

 

De simples montagem e, em geral, já contemplado no projeto civil e hidráulico, o sistema de aquecimento solar está cada vez mais sendo implementado pelas construtoras.

O sistema é dotado basicamente de um coletor – responsável por absorver a radiação solar e aquecer a água que circula em seu interior – e de um reservatório que armazena e mantém a água aquecida. Sua principal aplicação dos coletores solares é o aquecimento de água para banheiro e cozinha. A grande vantagem é a economia na conta, que varia entre 60% e 70% ao ano.

Pelo lado sustentável, esse sistema é muito bem aceito por todos “ construtoras, arquitetos e clientes, porém, em nome da estética alguns arquitetos ainda têm algum preconceito. Há algum tempo atrás, os próprios clientes descartavam a utilização dos painéis por acharem as placas feias.   Hoje elas são um quesito de status e estão sendo mais aceitas no mercado de residências unifamiliares.

A melhor solução é prever no projeto de arquitetura a utilização do sistema, aproveitando o caimento do telhado e, no caso de desenhos mais planos, recorrendo, ou não, í s platibandas para esconder as placas e o reservatório.

 

Rodovia fotovoltaica

 

 

   

O casal Julie e Scott Brusaw (dos Estados Unidos) criaram o conceito de estradas solares A uma primeira vista a ideia poderá parecer loucura, mas olhando com atenção percebemos detalhes que poderão fazer toda a diferença. Não só estas estradas pretendem gerar energia mas pretendem ainda ser uma nova geração de superfí­cies inteligentes e dinâmicas.
A estrutura é dividida em blocos hexagonais compostos de várias camadas de vidro altamente resistente intercalado com painéis solares, sensores, iluminação LED e ainda um sistema de aquecimento para derreter a neve no pavimento (o sistema foi pensado para os Estados Unidos, onde há problemas de acúmulo de neve nas rodovias no inverno). Esta tecnologia unificada pretende que a estrada onde circula possa em tempo-real disponibilizar informaçíµes de tempo, limite de velocidade, acidentes, ou avisos aos condutores. Tudo isto controlado automaticamente por um computador.
Essa novidade ainda está um pouco longe do nosso alcance, mas há medidas mais simples e baratas que estão surgindo. Postes solares fotovoltaicos – para áreas externas – poderia ser uma solução para o trecho da BR-101 que está completamente í s escuro na entrada de Torres.  No Japão, por exemplo, já são uma realidade com garantia de economia.
Este sistema visa fornecer iluminação pública de forma sustentável e autí´noma, dependendo somente da energia solar. Seu funcionamento baseia-se na carga de baterias por meio de painéis fotovoltaicos durante o dia e acionamento de uma luminária equipada com LEDs de alta potência durante a noite. A operação é totalmente automática, podendo ser programada para acendimento contí­nuo por toda noite ou por apenas um número determinado de horas a partir do anoitecer. Algumas de suas vantagens são a baixa manutenção das luminárias, a redução no custo de infra-estrutura e instalação, pois não é necessário a escavação de trincheiras para aterrar a fiação e pode ser instalado em qualquer lugar onde haja sol, sem a necessidade de ligar a rede, além de ser uma tecnologia totalmente não agressiva ao meio ambiente.

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados