Uma boa notícia para os (aspirantes a) estudantes da região: do litoral Norte, Um projeto em tramitação na Câmara de Vereadores autoriza o início das aulas do Instituto Federal em Osório. As aulas ocorrerão no antigo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Amaral, no bairro Sulbrasileiro, até o prédio novo ficar pronto.
A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul do campus Bento Gonçalves, Cláudia Soares de Souza, reuniu-se com representantes do município para encaminhar assuntos referentes í instalação da unidade osoriense do Instituto. O processo licitatório para construção da sede está atrasado em virtude de recurso judicial de uma das empresas concorrentes.
Ainda assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Bento Gonçalves autorizou o campus Osório a iniciar as aulas. Segundo a reitora, a articulação com a prefeitura foi fundamental.
Segundo o coordenador de Planejamento e Gestor da Rede Federal do Ministério da Educação, Alexandre Vidor, a nomenclatura Escola Técnica Federal, utilizada na época da ditadura militar, está ultrapassada e o conceito de instituto que será implantado em Osório vai ser outro.
O coordenador do MEC garantiu ainda que serão contratados, pelo concurso a ser realizado em dezembro, 25 professores e 20 técnicos administrativos. Está previsto o investimento de R$ 1,5 milhão para manutenção da unidade em 2010. Num primeiro momento, serão oferecidas vagas para os cursos técnicos de Multimídia (informática) e Edificaçíµes (Desenho de Construção Civil ), que poderão ser cursados de maneira integrada com o ensino médio ou apenas como ensino profissionalizante para quem já concluiu o ensino médio. Turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estão previstas. O ingresso se dará através de vestibular, com provas objetivas e redação.
Segundo o Diretor Pro Tempore do Campus Osório, Roberto Saouaya, o Instituto Federal terá capacidade inicial de atender 160 alunos. A nossa meta é que no auge do instituto, daqui a três anos, possamos oferecer 1200 vagas, afirmou Saouaya. A construção do novo prédio está orçada em R$ 3,6 milhíµes para um total de 3000 m ² de área construída em terreno da avenida Santos Dumont, bairro Albatroz
Participaram do encontro o prefeito osoriense Romildo Bolzan Jr, o secretário municipal de Educação, Gil Davóglio, e o presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, professor Denílson.