Porto Alegre já conta com a primeira Sala de Sal especializada em Haloterapia. Inaugurada em abril de 2011, o SPA NATURAL DO SAL utiliza a Haloterapia de Terceira Geração para dar alívio aos sintomas de diversas doenças respiratórias, beneficiando pacientes de todas as idades com suas propriedades curativas.
Desde 1843, o médico polonês Felix Botchkovsky constatou que o ambiente no interior das minas de sal tinha um efeito terapêutico sobre as doenças respiratórias. A partir de então diversas minas de sal na Europa Oriental passaram a ser utilizadas como recurso médico para pacientes com doenças pulmonares. Surge, assim, a Haloterapia, também conhecida como Terapia do Sal: um método eficiente e livre de drogas no tratamento de doenças respiratórias.
Na década de 1980, as cavernas de sal artificial foram desenvolvidas, reproduzindo a atmosfera curativa das minas e cavernas de sal. Cientistas chegam í conclusão de que o principal fator terapêutico deste micro clima é aerosol seco de cloreto de sódio em combinação com a umidade estável e temperatura do ar. Em 1990, já com este conhecimento, geradores de Halo foram desenvolvidos, gerando sopros secos de sal em recintos fechados totalmente revestidos com espessa camada de sal.
Os excelentes resultados obtidos com a Haloterapia, fez com que as salas de sal se multiplicassem na Europa, Austrália, América do Norte e ísia, existindo atualmente cerca de 520 locais no mundo, sendo que mais de 50% destas salas obedecem aos requisitos da Haloterapia de 3 º Geração.
Inaugurado em abril de 2011, na cidade de Porto Alegre, o SPA NATURAL DO SAL é a primeira sala de Haloterapia na América Latina, e também representante exclusivo dos halogeradores no Brasil.
BENEFíCIOS DA HALOTERAPIA
¢ Limpa o muco das vias respiratórias, removendo a obstrução do fluxo de ar
¢ Melhora o mecanismo de depuração dos mucos
¢ Equilibra o líquido das vias respiratórias
¢ Possui efeitos anti-inflamatório e bactericida
¢ Reduz a reatividade brí´nquica
¢ Melhora a função pulmonar
¢ Ajuda a limpar as partículas inaladas indesejadas dos pulmíµes
INDICAí‡í•ES
A Haloterapia é indicada para pacientes de todas as idades que procuram alívio, entre outros, nos seguintes casos:
Asma, Bronquite crí´nica, Falta de ar, Aperto no peito, Pneumonia após a fase aguda, Tosse de fumante, Constipaçíµes e gripe, Chiadeira, Tosse seca, Tosse com expectoração viscosa que descarregam com dificuldades, Alergias respiratórias de poluentes industriais e domésticas, Adenóide, Rinite, Amigdalite, Problemas de ouvidos, Complicaçíµes da pele tais como psoríase, dermatoses e eczemas, Edema da mucosa. Também é recomendada para combater o stress, a fadiga, ansiedade, insí´nia e depressão.
TRATAMENTO E PREVENí‡íƒO
Cada caso deve ser individualizado e dependerá do tipo de patologia e do quadro, agudo ou crí´nico. Com base em tratamentos realizados na Europa, desde 1990, adota-se o seguinte protocolo:
¢ Para asmáticos ou doenças crí´nicas de grau elevado: 10 sessíµes durante 2 semanas seguidas (uma sessão por dia). Posteriormente, duas sessíµes a cada 15 dias;
¢ Para doenças controladas, alergias, efizemas, combate ao stress: 10 sessíµes alternadas (5 primeiras sessíµes seguidas);
¢ Algumas pessoas utilizam o tratamento como prevenção de resfriados comuns e de outros vírus respiratórios. Sugestão de 5 a 10 sessíµes;
¢ A sala também proporciona momento de reflexão e relaxamento. Sugestão: 1 sessão semanal;
¢ Após o tratamento o ideal é a manutenção periódica que dependerá de cada caso. Sugerimos o retorno antes do início do inverno para prevenção.
A sessão dura aproximadamente 45 minutos em ambiente confortável e relaxante, com música e iluminação suave.