Ao produzir sua própria energia, Portal Torres Hotel (foto) reduz despesas e colabora com o meio ambiente
Desde o final de março o Portal Torres Hotel, em Torres, no litoral norte gaúcho, está gerando sua própria energia elétrica por meio dos raios solares, primeiro do Estado a apostar nessa ideia. O hotel instalou uma tecnologia avançada, executada pela empresa gaúcha Energy Infinity e homologada pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE), que contém 220 placas fotovoltaicas, o que permite gerar satisfatoriamente sua própria energia, reduzindo as despesas com a conta de luz, além de colaborar com o meio ambiente, já que utiliza de uma fonte de energia limpa e renovável.
O proprietário do Portal Torres Hotel, Roniel Lummertz, que conheceu a tecnologia em uma viagem e há tempo vem pesquisando sobre ela, só vê benefícios no investimento. Diante da crise energética que vivemos, com altos custos e falta de abastecimento, e da preocupação com o desenvolvimento sustentável, essa tecnologia só vem a somar. A média anual do gasto com a conta de luz no hotel era de R$ 10 mil reais. A partir do terceiro mês deverá reduzir para zero, quando já estaremos recebendo créditos pela energia produzida a mais, afirma Roniel, acrescentando ainda que nos dois primeiros meses a conta será apenas 20% do valor gasto anteriormente.
O empresário destaca também que o valor que iria para pagar a conta de luz pode ser investido em outras melhorias no hotel daqui há 3 anos, quando o investimento já estará quitado. Poderemos ainda oferecer aos hóspedes diárias mais econí´micas, pois 18% do custo da diária hoje é destinada a energia. Sem falar na colaboração com o meio ambiente ao nos tornarmos autosustentáveis em energia, sendo ela limpa e renovável. í‰ um avanço socioambiental muito grande, completa Roniel.
Sobre a tecnologia
O sistema instalado é totalmente silencioso, possui 25 anos de garantia e tem durabilidade de 60 anos. Todas as placas juntas darão uma potência pico para o hotel de 60kw. Em momentos em que o sol está encoberto o sistema continua gerando energia, pois o material utilizado foi projetado especialmente para a região sul do Brasil.
O hotel agora faz parte dos mais de 18% de empreendimentos e residências brasileiras que usarão esse tipo de geração de energia até 2050. í‰ cada vez mais comum andar pelas cidades e observar as placas fotovoltaicas cobrindo os telhados. Esse é um caminho que pode levar o país e o mundo para um novo patamar de sustentabilidade e é isso que já está acontecendo no Rio Grande do Sul, destaca o diretor da Energy Infinity e responsável pelo projeto do Portal Torres Hotel, Fabio Zimmer.
Regulamentação
Desde 2012, a resolução federal (REN482) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) permite que o consumidor produza energia para consumo próprio a partir de fontes renováveis e forneça o que sobrar para a distribuidora. Quando não se está usando energia, a eletricidade gerada pelo sistema fotovoltaico vai direto para a rede e, desta forma, ˜empresta™ a energia produzida para a concessionária. Essa energia se transforma em créditos que podem ser usados para abater o valor da conta de luz.
Projeção da energia solar
Embora ainda represente apenas 0,8% da matriz elétrica mundial, a energia solar hoje se tornou a fonte que mais cresce. No Brasil, essa proporção não passa de 0,01% da matriz nacional, mesmo tendo um dos maiores níveis de radiação solar do planeta. Uma realidade que, segundo especialistas, poderá mudar nos próximos anos. Estimativas do setor apontam que, até 2050, a fonte deverá corresponder a 13% de toda a energia produzida no Brasil.