LAGO BAIKAL: Maravilha do Mundo

28 de julho de 2014

 

 

Situado na parte sul da Sibéria Russa, o Lago Baikal, que em russo significa Lago Rico, é o lago mais profundo do mundo, com mais de 1600 metros de profundidade. Local sagrado para muitos povo asiáticos, é considerado o lago de água potável mais volumoso do mundo, com cerca de 20% da água doce do planeta ali disposta. Estima-se que para encher o Baikal em seu volume atual, seriam necessários que todos os rios da Terra desaguassem nele por pelo menos um ano. São estimados 262 bilhíµes de litros de água, suficiente para saciar a sede de toda a humanidade pelos próximos 40 anos, e que durante o inverno ficam cobertas numa gigantesca e grossa camada de gelo.

 

Patrimí´nio da Humanidade

 

O tí­tulo de Patrimí´nio da Humanidade foi concedido pela UNESCO em 1996. Formado há 25milhíµes de anos, o Baikal é o lago mais antigo do mundo. Chega a ter 636 quilí´metros de comprimento e 79 quilí´metros de largura, com uma profundidade média de 745 metros. Números geográficos não são os únicos impressionantes, o Lago Baikal ainda possui um dos ecossistemas mais ricos do planeta, é lar de mais de 2600 espécies de animais e vegetais, sendo que mais de 60% destas são endêmicas, ou seja, só se desenvolvem no local. Animais como as nerpas, ou focas-de-baikal – uma das menores espécies de focas do mundo. Uma popular forma de vida na região do lago são os peixes do gênero Comephorus, que possuem até 20 centí­metros de tamanho e são facilmente identificados por terem um corpo translúcido, isto é, os órgãos internos ficam expostos a vista. Peixes da famí­lia do esturjão, cujas ovas são a matéria-prima necessária para a produção do caviar, encontram-se em abundância no Baikal, existindo. Na orla do lago, os animais mais comuns são os cervos e os ursos.

 

Um grande abismo escarpado

 

Os geólogos teorizam que, num passado distante, um subcontinente í  deriva em direção ao norte colidiu com a ísia. O impacto enrugou partes enormes de leito de rocha como se fossem papel alumí­nio, e empurrou a superfí­cie terrestre para cima, formando a cordilheira do Himalaia. Alguns acreditam que o impacto da colisão dos continentes reativou várias fendas profundas na Sibéria. Uma delas é agora conhecida como fenda Baikal. Com o tempo, a água que escoava das montanhas ao redor depositou nessa fenda cerca de 7 quilí´metros de sedimentos. Depois, a fenda se encheu de água por completo, formando o lago Baikal.

Como uma espécie de açude monumental e muito fundo, enchendo de água a enorme cadeia de montanhas no entorno do lago, o Baikal é alimentado por 330 rios, entretanto, apenas um rio nasce dele, o Angara (que é longuí­ssimo,  com 1800 quilí´metros de extensão). Durante o inverno, com temperaturas de quase – 40 ° C, boa parte do Baikal permance congelado, em meio a neve abundante que cobre os arredores.  

 

 

 

 

*Com informaçíµes de Wikipedia, Despertai (Rússia)   e National Geographic  


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados