Por um Turismo forte no inverno, mesmo em 2012…

25 de junho de 2010

 

 

 

Por um Turismo forte no inverno, mesmo em 2012…

   

Não adianta torrenses e torrenses, de geração em geração, se conformarem que o turismo na cidade vai reagir í  contento somente melhorando o atendimento e a prospecção de turista para o inverno em um lugar de beira de praia como o nosso. í‰ o mesmo que Bariloche acreditasse que no verão os hotéis irão encher por lá…  

Precisamos urgentemente de uma aglutinação entre forças privadas e apoio do poder público para estruturar de uma vez por todas o chamado Turismo de Negócios na cidade.   São simpósios, congressos, encontros, feiras, dentro outras atividades profissionais, que poderí­amos estar recebendo por aqui. Temos rede hoteleira para todos os gostos e bolsos; temos vários formatos de locais para Convençíµes; temos uma cidade onde tudo é perto para a logí­stica de qualquer encontro: Bancos, Cartórios, delegacia, fórum, Bombeiros… Temos ruas largas e uma urbanização bastante fácil de ser entendida. Temos restaurantes especializados em Peixes (nosso diferencial), mas temos churrascarias, casas de massas, pizzarias, cafés.

 Temos casas noturnas para a balada, temos alguns bares para a noite, temos aeroporto e rodoviária estruturados, enfim: Temos quase tudo que um evento necessita. E temos tudo isto em um lugar dos mais bonitos do mundo!

Urge que tenhamos um plano de reestruturação turí­stica, colocando no topo das prioridades a captação de eventos para cá, nem que seja para o ano de 2012.

 

   

E as Férias de Julho?

   

Temos outro diferencial essencial para um destino turí­stico que é o grande número de Veranistas que possuem sua residência de veraneio na cidade. São portoalegrenses, caxienses e famí­lias de várias outras localidades gaúchas que poderiam tomar a decisão de utilizar o imóvel parado por aqui para unir duas necessidades: gozar as férias com os filhos e economizar um pouco, já que não necessitam dinheiro para hospedagem.    

Mas temos que montar uma campanha de mí­dia para lembrar isto aos veranistas, nem que seja somente nos jornais de Caxias e de Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas, por exemplo. Temos que mostrar que no inverno, mesmo não tendo o banho de mar, a temperatura por aqui é amena e que existem atividades que combinam com o frio, como a ida aos Cânions, passeios em alto mar para ver alguma Baleia perdida ou í  Ilha dos Lobos. Que existem os roteiros no Parque Itapeva, dentre outros, além de lembrar-lhes de nossa competente gastronomia.

 

   

E as férias de julho? 2

   

Para os hotéis, caberia providenciar um bom serviço de aquecimento nos quartos, promover talvez cafés coloniais e mostrar ambientes de lareira, lembrando todo o resto, mas convidando í queles que querem tirar férias e não querem se incomodar com limpeza de casa, arrumaçíµes, dentre outras atividades domésticas.    

Montar roteiros em conjunto para conhecer a cidade, para ir ao interior, para passear no rio Mampituba, para conhecer as trilhas da Guarita seriam diferenciais, mas é necessário anunciar isto nos jornais e meios de comunicação eletrí´nica das cidades populosas e ricas do RS.

 

   

Convençíµes Partidárias

   

Após os partidos e polí­ticos utilizarem ao máximo a possibilidade de especulação no perí­odo pré-pré-eleitoral, as convençíµes partidárias começam a formalizar as posiçíµes partidárias. Parece que o cenário mais lógico vai se desenhando, mostrando que as especulaçíµes na maioria possuem um cunho de promoção pessoal de alguns, e só isto. Se não vejamos:  

O petebista Augusto Lara conseguiu ser citado em várias semanas nas páginas dos jornais e nos comentários polí­ticos por ter insistido, desde o iní­cio, que seria cabeça de chapa pelo PTB, mesmo desistindo no final, como todos esperavam desde o iní­cio. Quem duvida que o deputado será o mais votado do partido para o cargo que concorrer? E o PTB se posiciona sem parceria, mas deixa claro que é no primeiro turno, pois no segundo turno, tanto na eleição presidencial quanto na eleição para governador, o partido deverá ficar junto com o favorito das pesquisas, já que está liberado para isto, porque não possui ideologia, somente a de estar no poder, simplesmente.  

Vários pepistas também apareceram nas colunas jornalí­sticas de toda mí­dia do Estado disputando a teórica cadeira de vice- governador de Yeda, como se esta cadeira fosse tão boa assim… Mas no final entrou um deputado do PPS, após sair de outra coligação antiga (e aparecer por isto) e após também ter saí­do do apoio ao PSDB de Yeda (e também ter aparecido por isto). Berfran Rosado apareceu, e acabou sendo o vice escolhido.

 Imaginem quantos votos os pepistas conquistaram nesta estória de vice pra lá e vice pra cá? Muitos, e vários nomes… Será que eles não acabarão sendo os mais votados em suas legendas por conta disto? Imaginem uma pessoa aqui de Torres, por exemplo, ser indicado para ser vice de uma coligação forte, e após ser trocado? O povo vota nele, seja para qual for sua escolha na eleição…

Portanto, agora encerra a encenação, e a campanha inicia pra valer!

 

   

Mudança e rumo?

   

Parece que estratégia pré-eleitoral do candidato tucano José Serra não funcionou. Saiu na frente das pesquisas e suas várias posturas acabaram o deixando abaixo da sua principal concorrente, Dilma Rouseff, do PT.   A candidata do Partido Verde Marina Silva vem crescendo, pouco, mas vem crescendo… E parece que a campanha, que parecia polarizada entre a empatia dos candidatos, pois as propostas dos dois pólos (PT e PSDB) estavam muito parecidas, deve ter novos rumos. Deve dançar marketeiro por aí­…  

O povo cada vez é menos ingênuo. Por que ele votaria em outro candidato, que diz que vai fazer tudo que o governo atual está fazendo, dizendo somente que fará melhor?  Vai trocar o certo pelo duvidoso? Ainda mais quando Bolsas Famí­lia e empregos novos gerados pelo governo atual podem estar em jogo…

 A única candidata que promete inverter paradigmas de governo em deus discursos públicos é a candidata Marina Silva, e o povo está acreditando pouco, ainda, em suas propostas. Mas se os dois pólos continuarem repetitivos, burocráticos e com linguagem de governêz, a candidata verde deverá ir para o segundo turno, pois em uma eleição pelo menos metade de uma população quererá sempre mudança, o que Serra e Dilma não prometem, ainda…

Mas as campanhas para a eleição pra valer iniciam somente daqui a alguns dias… Deve correr o pau!

 

 

     

Aqui no Estado

   

 Aqui no RS as coisas acabaram encerrando como iniciaram. Os partidos que queriam fazer ví´o próprio ditos de esquerda (sic), acabaram se grudando na esquerda do PT, o partido com polí­ticas econí´micas mais neoliberais que o Brasil já teve no poder. PC do B apóia o PT e seu neoliberalismo, como se neoliberalismo coubesse no Comunismo; e o PSB apóia o PT (como sempre). Na verdade o PSB é Beto Albuquerque, e o PC do B é Manoela D™ívila e seus votos dos jovens, que juram que existe comunismo com polí­tica econí´mica Neoliberal por sua ingenuidade…  

Já a direta (sic), encampada pelos ditos populares pelo DEM e pelo PP, acabam de alguma forma junto com o governo Yeda, chamado pela esquerda de governo de direita, mesmo com todas as polí­ticas sociais apresentadas e mantendo as Estatais que a esquerda ameaçava que o partido e o governo de Yeda privatizariam. Inclusive, tenho certeza que o DEM não está junto de Yeda por conta das brigas do vice-governador Feijó. Brigas estas que teve com a governadora, onde os dois tinham razão de brigar, embora os dois se fizessem ingênuos de brigar também… E quem aproveitou a deixa foi o Psol, partido que se mostra o estrategista do bolinho. Onde tem briga ele entra e é contra o estabelecido. Se tiver que derrubar uma Rainha de uma colméia com abelhas rebelentas, podem contar que vai aparecer uma bandeira do Psol e uma faixa: abaixo a Rainha…  

O PP se mostrou coerente ficando com seu parceiro de lutas, o PSDB, e isto deve ser creditados aos progressistas, que se mostram fiéis, embora as más lí­nguas digam que não havia alternativa, já que não existem nomes disponí­veis para cabeça de chapa o PP.

   E o PMDB entra como o Salvador da Pátria. Diz que vai arrumar tudo embora não ache que esteja desarrumado… Filosófica a estratégia…


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados