Psicologia da universidade e agentes
do ESF orientam sobre a importância de
acompanhar o desenvolvimento infantil
Reiniciaram em março as atividades do Projeto Pró-Bebê em Dom Pedro de Alcântara. Coordenada pela professora Mercês Ghazzi, a equipe do projeto é formada por agentes comunitários do programa de Estratégia da Saúde da Família (ESF), alunos e egressos do curso de Psicologia da ULBRA Torres. No primeiro encontro do semestre, no último dia 15, o projeto reuniu mães e gestantes para discutir a importância de acompanhar o desenvolvimento infantil.
O Pró-Bebê atua no município desde setembro de 2008, com o propósito de promover a identificação precoce de transtornos psíquicos e/ou prevenir que transtornos de desenvolvimento possam interferir no futuro das crianças e suas famílias. Além da observação e acompanhamento dos bebês e suas mães, a equipe do projeto dedica-se também a capacitar e sensibilizar profissionais da saúde vinculados ao ESF sobre os aspectos marcantes do desenvolvimento infantil.
Os atendimentos do Pró-Bebê acontecem no Posto de Saúde de Dom Pedro de Alcântara. Interessados em participar do projeto podem procurar as agentes comunitárias de saúde ou o Posto de Saúde local.