Querer époder?

22 de abril de 2010

As pessoas mais persistentes acabam indo mais longe. Mas não basta ter um projeto em nossa mente para que ele se concretize, é preciso por em prática. A afirmação querer é poder" pressupíµe a concepção de que a vontade da nossa razão é soberana. Ela admite que basta que nossa mente construa um projeto e passe a perseguir esta meta, para que o universo se encarregue de todo o resto. Assim, as pessoas não alcançariam um determinado resultado,   porque o querer delas não seria bastante forte. Porém, acho fundamental fazermos algumas ressalvas a respeito desse assunto.  

 A primeira delas é que não se deve incluir no querer coisas ou atitudes que dependam da vontade de outras pessoas. Quando se trata dos direitos das outras pessoas, querer não é poder. Não posso dizer: Tudo o que eu quero eu consigo quando este tudo é um ser humano. As pessoas mais determinadas e que mudam menos de opinião acabam indo mais longe que aquelas que ora querem uma coisa, ora querem outra. Esta última atitude, que é a mais comum, acaba por provocar uma dispersão de energia psí­quica, de forma que é bem menos provável que se atinja resultados muito positivos. í‰ o que se quer transmitir quando se fala de uma pessoa que vive atormentada pela dúvida de qual caminho seguir. Com extrema prudência pelo medo de errar e arriscar, acaba ficando paralisada, inerte diante da vida.    

Não existe projeto de vida sem riscos, basta estarmos vivos para errar. Não são raras as situaçíµes nas quais se quer muito um determinado resultado, mas não se tem condiçíµes emocionais para sustentá-lo. Eu posso querer ser promovido rapidamente para a direção da empresa onde trabalho. Mas é preciso ver se tenho competência emocional para arcar com este grau de responsabilidade e de obrigaçíµes. í‰ preciso ver se eu posso assumir o cargo que tanto quero. Se não estiver pronto para ele, isso poderá me pesar tanto que não será incomum que eu venha a ter, por exemplo, minha saúde arruinada. Estar maduro para assumir uma determinada função significa ter a competência técnica necessária e também estar psicologicamente apto í s responsabilidades e tensíµes próprias daquele cargo.

 Existe a possibilidade, portanto, de acontecer que a gente deseje muito uma coisa ou situação e ainda não possa ter ou estar nela. Nesses casos, querer definitivamente não é poder. Será necessário um grande trabalho interior para que se processe o desenvolvimento í­ntimo que criará as condiçíµes para o exercí­cio daquilo que se quer.


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados