BALONISMO: Última prova surpreende e consagra Carlos Augusto Marques
29 de abril de 2010
.
O paulista Fábio Passos não resistiu a última prova válida pela competição do 22 º Festival Internacional de Balonismo em Torres. Desviado pelos ventos do alvo da prova Fly In, localizada no terreno da competição, não conseguiu pontuar, possibilitando ao também paulista Carlos Augusto Marques, o Guto, ultrapassá-lo no placar e consagrar-se o grande campeão do evento. A marca do balonista ficou a apenas 46 centímetros do centro do alvo, a terceira melhor marca na prova, o que lhe garantiu 997 pontos e a vitória.
"Quando avistei de longe a dificuldade do Fabinho em se aproximar do alvo e percebi que eu estava na corrente certa de vento para fazer uma boa pontuação meu coração disparou", descreve Guto. "Foi difícil segurar a emoção para atirar a marca e concluir a prova. Minha mão tremia muito."
Antes da prova final, Carlos Augusto Marques era o segundo colocado na classificação geral, atrás apenas de Fábio Passos. Diante do bom desempenho de Guto e da não pontuação de Fabinho, ficou evidente o resultado final da competição. A equipe de apoio do balonista vibrou muito com a conquista, e seu pai também piloto, Antí´nio Carlos Hays Marques, o Caco, ficou muito emocionado
"í‰ a terceira vez que participo de campeonatos de balonismo, mas a primeira em Torres", conta Guto. "Comecei a pilotar aos 14 anos, mas praticamente nasci dentro de um balão." Além do título de campeão do Festival, Guto levará para casa o carro zero quilí´metro oferecido pela Pinho Veículos, já que o automóvel não foi conquistado em nenhuma das duas oportunidades da Prova da Chave oferecidas pela competição.
O segundo colocado desta 22 ª edição do evento é o hexacampeão do Festival em Torres, Sacha Haim, e o terceiro, Fábio Passos, que liderou a classificação geral durante os dois primeiros dias de competição, mas não teve bom desempenho na prova final.
Resultado final:
1 º – Carlos Augusto Marques (Guto) – São Paulo – Total: 8222 pontos
2 º – Sacha Haim – São Paulo – Total: 7638 pontos
3 º – Fábio Passos (Fabinho) – São Paulo – Total: 7539 pontos
4 º – Ademir Brolacci – São Paulo – Total: 7462 pontos
5 º – Marcos Paulo Silva – São Paulo – Total: 7410 pontos
6 º – Carlos de Palma (Cacá) – São Paulo – Total: 7404
7 º – Roberto Stocker – Argentina – Total: 7402 pontos
8 º – Eduardo de Melo – Rio Grande do Sul – Total: 7346
9 º – Davi Ianibelli – São Paulo – Total: 7344
10 º – Kaio Chemin – Paraná – Total: 7302