Turismo: HOTEL SOBRE RODAS

11 de abril de 2014

 

 

POR RONI DALPIAZ  

 

Olha, acredito que muito hoteleiro por aí­ já deve ter pensado em colocar rodinhas em seu hotel e na baixa temporada (que é longa) levá-lo para outro lugar com mais demanda.

A tal sazonalidade desperta a criatividade das pessoas que com mais tempo para pensar, buscam soluçíµes nem tanto convencionais para seus empreendimentos.

Aqui em Torres um comerciante de roupas montou uma loja móvel em cima de um caminhão. Não conheço os resultados, mas pela repercussão o empreendimento já é um sucesso.

Assim como a loja, colocar um hotel literalmente em cima de rodinhas não é possí­vel, mas há também uma opção genérica: o Exploranter, um hotel sobre as rodas de um caminhão Scania.

Exploranter é o mais equipado e confortável caminhão de expediçíµes overland do mundo. O caminhão é composto por duas caçambas. Uma é o Romeu e a outra é a Julieta. O Romeu é o local onde fica a cabine do motorista, a sala de convivência e a cozinha. Na Julieta, que pode ser desintegrada do Romeu, ficam as camas e os banheiros. Esse compartimento do caminhão é estacionado, na maioria dos percursos, para proporcionar mais mobilidade e autonomia ao veí­culo.

Possui quatro cí´modos: Quarto com 28 camas, Sala, 3 banheiros completos e Cozinha computadorizada para até 200 pessoas.

As camas são mais largas do que uma cama convencional de solteiro, com 84 cm de largura, e chegam até dois metros de comprimento, de acordo com o tamanho do hóspede. A altura é de 70 cm. Cada quarto possui um armário de 80 cm x 32 cm x 35 cm com chave, uma janela, cortinas e iluminação própria. O Exploranter oferece roupa de cama, toalhas de banho e rosto, cobertor e travesseiro. Há camas de casal e over size (com colchão de dois metros) para os hóspedes mais altos.

O Exploranter possui três banheiros com chuveiros com água quente, pia para higiene pessoal, vaso sanitário e ducha-bidê. A cozinha possui uma geladeira, um freezer, um fogão e um moderno forno computadorizado, uma pia, cinco mesas e 33 cadeiras.

Ele nasceu em 2001, e em seus três primeiros anos fez 85 viagens percorrendo mais de 130.000 km. Os dois primeiros anos foram dedicados a explorar o BRASIL INESPERADO, tendo cruzado as mais esquecidas regiíµes do Brasil, sempre com hóspedes í  bordo. O 3 º ano marcou a entrada no turismo de larga escala, com temporadas de Patagí´nia e Pantanal.

Hoje ele opera diversos destinos no Brasil e fora dele, opera também treinamento empresarial, aniversários e festas corporativas.

Na verdade o Exploranter vai além da simplicidade da troca do hotel fixo para o móvel (Rodo hotel). Há uma troca de conceitos: sai o conceito do Turismo Destino e entra o do Turismo Trajeto.

Segundo a explicação do idealizador do Exploranter, o "Turismo Destino" é caracterizado por uma base fixa durante boa parte ou todo o perí­odo da estadia. Desta base fixa podem existir passeios diários, tipo bate-volta, para se conhecer os arredores, mas atrativos distantes mais do que 100 km do núcleo da viagem costumam ser ignorados. Esta é a forma predominante de turismo no Brasil. O "Turismo Trajeto" por definição não tem limites, nem de tempo e nem de abrangência. í‰ ilimitado. Ao longo de um mesmo perí­odo beneficiará muito mais pessoas e mostrará muito mais das regiíµes visitadas. O "Turismo Trajeto" une diversos atrativos ao longo de um roteiro temático ou até multitemático. Um ótimo exemplo de "Turismo Trajeto" que existe há séculos, são os caminhos de Santiago de Compostela. Lá definitivamente a jornada é muito mais importante do que o destino. E lá a palavra jornada toma o seu sentido completo.

Em tempo: Esta coluna irá apresentar hotéis diferentes ao redor do mundo e tentará conectar esta enorme criatividade humana as necessidades e anseios de nossa região.  


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados