Turismo Rural surge como diversificação para geração de renda
Junto a uma das unidades mais visitadas da Expoagro Afubra 2010, a de Turismo Rural, em Rio Pardo, o extensionista Carlos Corrêa da Rosa, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Sinimbu, é grande entusiasta da atividade como opção econí´mica para diversificação na propriedade. "O nosso papel não é formatar rotas turísticas, e sim trabalhar com muito empenho e entusiasmo a partir da porteira da propriedade para dentro", diz ele.
Mais de 100 pessoas participaram, na última quinta-feira (04) do 3 º Seminário Regional sobre Turismo Rural, promovido pela Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Emater/RS-Ascar e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O evento integrou a programação da Expoagro Afubra 2010 e buscou a troca de experiências e discussão sobre as dificuldades do setor, além de possibilitar o aprimoramento dos produtos turísticos.
"A estratégia da Emater/RS-Ascar é orientar e mostrar í s famílias rurais maneiras de qualificar os serviços prestados no turismo", diz o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento. "A instituição tem uma importância estratégica para o turismo rural do Estado e, desta forma, não está agindo de forma isolada, e sim fazendo gestão profissional e integrada a outras instituiçíµes, como o Grupo Gestor de Turismo Rural."