Vereadores aprovam a instalação da Feira do Artesão na Praça Pinheiro Machado

22 de dezembro de 2009

                        Feira do Artesanato já está em funcionamento

 

Mais um ano é aprovado em cima da hora a autorização requisitada pela prefeitura municipal para que a Feira do Artesanato possa ocupar parte da Praça Pinheiro Machado, no centro Alto de Torres. A Feira do Artesão de Torres é uma iniciativa da prefeitura municipal, que desde o ano de 2005 vem trabalhando em parceria com o SEBRAE no sentido de inclusão empresarial do setor de artesanato da cidade, promovendo cursos, oficinas e outras atividades de desenvolvimento do setor. E uma das atividades de fomento ao artesanato local que consta no projeto é justamente a feira que consegue mostrar e vender os produtos produzidos genuinamente aqui na cidade para os turistas e veranistas no veraneio, como parte de um processo duplo: de desenvolvimento empreendedor dos artesãos e principalmente de incorporação de um bom artesanato nos diferenciais turí­sticos locais.

   

Parceria saudável e reclamaçíµes de vizinhos

   

Acontece que já há alguns anos alguns moradores dos arredores da Praça e formadores de opinião locais questionam, não a feira, sim a localização. Dizem que as instalaçíµes atrapalham a vista do mar dos turistas e veranistas e movimentam acima do esperado as noites nos arredores.

 

O processo já se tornou um pouco polêmico. Vereadores querem apoiar o artesanato, mas alguns deles concordam que o local é inadequado. A prefeitura por sua vez não tem conseguido formatar outra alternativa que mantenha o incentivo aos artesíµes e   acolha a demanda dos que reclamam.

 

O artesanato em Torres até o ano de 2004 era estabelecido na cidade no Calçadão e na Praça em frente aos quiosques na Praia Grande, sem um processo de inclusão da categoria e nenhuma parceria maior. No ano de 2005, após a reforma da praça, que foi adotada por moradores de seus arredores, que reformara-a e se   comprometeram a cuidar do espaço, desde que não houvesse mais a feira no local, os artesãos invadiram uma rua vertical ao mar para montarem suas barracas, postura que foi parar no MP para resolução. Desde a entrada do secretário Roniel Lumertz no governo João Alberto a e inclusão da categoria em projetos locais empresariais, os artesãos estão mobilizada em parceria com a comunidade. Somente a localização atual que ainda é fruto de algumas discordâncias

.


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados