Novo sistema de manutenção de estradas vicinais de Torres acirra competição de vereadores pedindo seu uso

Vereador pede para que estradas “mais importantes” sejam prioridades para uso de pavimentação com base graduada

Base graduada (foto) é considerado mais eficiente e com mais durabilidade (Imagem meramente ilustrativa)
11 de fevereiro de 2019

Depois de repetidos pedidos do vereador Fábio da Rosa (PP) para que a prefeitura trocasse definitivamente o material de manutenção de estradas “não pavimentadas” de Torres (sem asfalto ou pedras fixas) para o sistema que usa a chamada “base Graduada”, as secretarias de Obras e Agricultura, que cuidam de manutenção de estradas do interior da cidade (assim como de ruas não pavimentadas) passaram a testar o sistema, que parece ter feito sucesso. É que na sessão de abertura dos trabalhos da Câmara (após o recesso de janeiro), realizada na segunda-feira (4 de fevereiro), o debate foi sobre “os locais” que estão sendo escolhidos para a colocação do material, numa demonstração de disputa por melhorias, conforme prioridades diferentes entre opiniões de vereadores da Casa Legislativa.
O vereador Tubarão (MDB) reclamou que os locais que estão sendo escolhidos para a colocação da base graduada, conforme disse, “ligam nada a lugar nenhum”. Ele sugeriu que a prefeitura utilizasse o material (mais resistente) em locais que recebem mais fluxo e que, por exemplo, também recebam o trafico de ônibus e caminhões. Em resposta a Tubarão, o vereador Deomar Goulart, o Dê (PDT) disse que a base (material de estradas vicinais) esta sendo colocado aos poucos, nas estradas que ligam a Vila São João a localidade de Pirataba, atualmente já em teste entre a Vila e a localidade de Águas Claras.
Já o vereador Ernando Elias (Rede) foi irônico afirmando que a oposição estaria criticando o governo por trabalhar bem, efetivando melhoria das estradas com o novo material. Ele explicou que a crítica de Tubarão estaria mal estruturada, sugerindo que o reclama viria de pessoas mais abastadas que querem o novo material em vias onde moram (enquanto as vias que teriam sido assistidas agora são locais onde vivem pessoas mais necessitadas, conforme Elias). Ernando Elias Elias aproveitou e lembrou que administrações passadas não testaram o novo sistema e o novo material.
O vereador Jeferson (PTB) se referiu ao uso do material diferenciado também na praia Recreio. Ele afirmou que ao consultar os moradores do local verificou que eles estariam gostando dos resultados iniciais da nova pavimentação (com mais pedras).

Mais durabilidade, menos buracos

A chamada Base Graduada é utilizada para melhoria de condição de rolamento de estradas não pavimentadas. O material é também usado para obras de base, sub-base ou reforço de leito de pavimentação de vias. O resultado esperado é que as estradas sofram menos nas chuvas com a abertura de buracos, justamente porque a base é mais compactada.


Publicado em: Infraestrutura






Veja Também





Links Patrocinados