Recentemente, duas das sete escolas do litoral norte do Rio Grande do Sul que desenvolvem ações de educação ambiental por meio da compostagem, receberam representantes da mais tradicional instituição de defesa do meio ambiente da Suécia. Alexander Sjöberg, coordenador do Programa de Consumo Sustentável e Kit-Wa Lai, gerente de Projetos da Sociedade Sueca para a Conservação da Natureza (SSNC), visitaram no dia 6 de dezembro a Escola Municipal São Judas Tadeu, na comunidade de Rio Verde em Torres. No dia 7 de dezembro, foram à Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, em Santo Anjo da Guarda, Três Cachoeiras.
“O que eu vi foi uma maneira realmente divertida das crianças aprenderem como cuidar do solo e cultivar alimentos. É uma ótima maneira de ensinar técnicas, mas também de discutir os valores por trás delas”, disse Sjöberg. Outro ponto observado pelo coordenador foi o interesse e orgulho das crianças por fazerem parte da atividade. Na Escola São Judas, com a diretora Cátia Cardoso, conversaram com todas as turmas – em sueco e inglês-, viram uma apresentação musical e as leiras de compostagem. Na Baréa, os próprios alunos do 6 e 7° ano mostraram aos visitantes a horta, as leiras e o Ecoponto de recicláveis. Em julho de 2021, a Baréa foi a primeira escola a aceitar a proposta do Centro Ecológico de transformar cascas de vegetais e restos de outros alimentos em adubo para produção de hortaliças.
Além das escolas, Sjöberg e Lai conheceram a cooperativa de consumidores de Torres (Ecotorres), a agrofloresta da família Gonçalves Flores, em Três Forquilhas e unidade de produção da Família Martins Rosa, em Torres. Antes da visita ao projeto do Centro Ecológico, Sjonberg e Kit-Wa Lai visitaram em São Paulo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).
Escolas
Desde 2022, a SSNC financia um projeto do Centro Ecológico onde dois dos objetivos preveem o fortalecimento da segurança alimentar e o incentivo a iniciativas educacionais pelo consumo sustentável.
Até agora, sete escolas localizadas em cinco municípios do litoral norte implementaram o sistema de leiras de compostagem, eleito pelo agrônomo Joaquim Martins da Rosa e pelo tecnólogo em Gestão Ambiental Nelson Bellé como o mais adequado à realidade escolar.
>>Três Cachoeiras (3): Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Maggi Boff e Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi.
>>Mampituba: Escola Estadual de Ensino Fundamental Martimiano Ferreira Alves.
>>Morrinhos do Sul: Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Antonio Selau.
>>Dom Pedro de Alcântara: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Luiza Rodrigues.
>> Torres: Escola Municipal Fundamental São Judas Tadeu.