Palestrantes marcarão presença no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Torres

Professor Geraldo Lima (e) e canoísta olímpico Gustavo Selbach (d) realizarão apresentação durante o evento, que ocorre dia 17 de setembro

10 de setembro de 2017

No próximo dia 17 e setembro, a Praia da Guarita, em Torres, será palco ambiental para mais um Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP).Evento global, que ocorre anualmente em mais de 100 países, o DMLRP está acontecendo pelo quarto ano consecutivo na cidade, tendo realização do projeto Praia Limpa Torres (Vinculado a AST – Associação dos Surfistas de Torres) e do Gemars (Grupo de Estudos sobre Mamíferos Marinhos do RS).

A ação de limpeza voluntária da praia é o ponto de convergência entre os eventos do DMLRP pelo mundo. Mas em Torres, como já ocorreu em outros anos, o evento contará com a participação de convidados especiais, que estarão palestrando sobre a temática da preservação ambiental. No ano passado, houve a presença de palestrantes como Lara Lutzemberger, presidente da Fundação Gaia e filha do pioneiro do movimento ambientalista e um dos idealizadores do Parque da Guarita, José Lutzenberger. Já em 2017, está prevista a participação do professor Geraldo Medeiros Lima e do canoísta olímpico Gustavo Selbach.

 

Um pouco sobre os palestrantes

 

Oceanólogo (habilitado em Geologia & Biologia), professor de Geografia  e guia de turismo, Geraldo Medeiros Lima há muitos anos atua em Torres de forma engajada com a preservação ambiental e cultural do município. Durante o DMLRP na Praia da Guarita, Geraldo palestrará sobre Sustentabilidade e Turismo, conforme informado ao jornal A FOLHA. “Uma das bases da fala será o relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, o Brundtland, apresentado como ‘Nosso fururo Comum’, em 1987. Foi quando pela primeira vez apareceu o termo sustentabilidade, há 30 anos, e irei fazer um balanço sobre o que mudou de lá para cá”, relata Geraldo.

Já Gustavo Selbach é um dos grandes expoentes brasileiros da canoagem brasleira. Além dos diversos títulos nacionais e internacionais (na classe slalon), participou das olimpíadas de 1992 e 1996, sendo que foi o primeiro brasileiro a ter conquistado uma medalha no mundial de canoagem (na Noruega, em 1992, quando ganhou bronze no Mundial Júnior) No evento de Torres, ele  vai ressaltar a relação dos esportes com o Meio Ambiente. Hoje vivendo em sua cidade natal, Três Coroas, Selbach se mostra muito grato com a evolução que teve na vida a partir das águas do rio que cruza o município. “O rio que corta minha cidade (Rio Paranhana) abriu portas para eu conhecer o mundo e descobrir o talento que eu tinha com a canoagem. Participei de mundiais, olimpíadas, conheci diversos lugares. E agora quero compartilhar um pouco dessa sinergia entre natureza e esportes”, destacou Selbach ao jornal A FOLHA, ressaltando que Três Coroas é referência em turismo de aventura, sendo que ele irá passar um pouco da sua experiência – de como o esporte vêm ajudando a manter aquele ambiente preservado e como isso vem (através de uma associação, que gere o Parque Ambiental das Laranjeiras) ajudando novos desportistas da canoagem  a despontarem na região do Paranhana.

Quando questionados sobre a importância de se assumir uma postura de sustentabilidade e responsabilidade ambiental nessa vida, ambos os palestrantes complementaram o debate. Para Geraldo, “temos de levar as informações a todos e sensibilizar ao máximo as pessoas sobre as questões ecológicas e de sustentabilidade. O resultado disso é um ambiente saudável, agradável e prazeroso. E o evento (DMLRP) é uma boa oportunidade para divulgar estes ideais”. Já Gustavo Selbach pensa que qualquer pessoa deve ter responsabilidade com a natureza. “Todo rio deságua no mar, portanto é nossa missão permanente é lutar pela preservação de nossas águas. Vai ser um prazer estar participando do evento, me sinto honrado pelo convite”, finalizou o canoísta.

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados