Palestras sobre a historia da Igreja São Domingos e Cemitério da capela são realizadas em Torres

Historiador, Escritor e Jornalista torrense Nelson Adams Filho edita mais uma etapa de projeto cultural na cidade. A entrada é gratuita

17 de janeiro de 2022

O historiador, escritor e jornalista torrense Nelson Adams Filho esta realizando mais uma edição do Ciclo de Palestras sobre a História de Torres. O Evento sem fins lucrativos é realizado junto ao projeto Descubra Torres, da Imobiliária Infinity. E o objetivo é divulgar, valorizar e ampliar pesquisas sobre a História de Torres assim como compartilhar os temas para o público,  geral e do setor cultural.

A primeira palestra desta edição  já aconteceu no  sábado, dia 15 de janeiro, na Igreja São Domingos, obedecendo todos os protocolos de prevenção à disseminação da Covid 19. E o tema foi justamente a História da Igreja de São Domingos das Torres, desde sua solicitação e autorização entre 1815/1816, até sua conclusão e início das atividades, em 1824. Foram abordadas também as personagens dessa História e as novas propostas de pesquisas históricas sobre como transcorreram as obras.

 Primeiro Cemitério na cidade

A segunda palestra, dia 22, será sobre o Cemitério da Capela, que fazia parte da Igreja e teve seu primeiro sepultamento em maio de 1826. 258 corpos foram ali sepultados – entre 1826 e 1859 – registrados no primeiro Livro de Óbitos (o segundo desapareceu) da Capela Curada de São Domingos das Torres, numa pesquisa que da História passa à Arqueologia, etapa atual do projeto.

Acompanhada pelo MP Federal, Iphan, Iphae, Comphac Torres e equipe que fez as primeiras descobertas em 2020.

Esse será o primeiro cemitério do núcleo urbano de Torres, já que na Itapeva, até 1825, existia outro (ainda não localizado).  O  evento também será na Igreja São Domingos – no centro histórico de Torres e a  entrada também é gratuita como na primeira

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados