Parques ecológicos são opção para roteiros diferentes em Torres e Arroio do Sal

O Parque Estadual de Itapeva (foto) e o Parque Municipal de Tupancy são locais preservados que mantêm o ambiente natural recebendo visitantes de forma sustentável

27 de janeiro de 2024

Centenas de milhares de turistas passam por Torres, Arroio do Sal e por todo o Litoral Norte do RS na temporada de veraneio – buscando na maioria dos casos um lugar para usufruir de um ambiente margeado pelo oceano, onde curtem banhos de mar, a beira da praia e o clima mais amendo encontrado nestes lugares. Mas estas localidades foram urbanizadas em meio a um ecossistema variado, que vai além do oceano e da areia branca da praia, contando com ambientes naturais diferentes e que apresentam flora e fauna específicos.

No começo dos anos 2000 o Estado do RS tratou de decretar como Unidade de Proteção Integral o Parque Estadual de Itapeva (PEVA), localizado em Torres. Poucos anos antes (no final dos anos 90) o município de Arroio do Sal também se mobilizou para preservar uma área especial, o Parque Natural Municipal Tupancy.  Os visitantes de veraneio portanto têm estas duas opções para somar aos seus programas de férias ou de temporadas de passeio em Torres, Arroio do Sal e região. Ao visitar estes parques, eles podem conhecer as peculiaridades dos espaços através de trilhas, eventualmente acompanhadas de guias especializados, conhecerem os seres vivos de cada ecossistema.

 

FOTO – Trilha no Projeto Verão PEVA 2019

 

Parque Itapeva: Vista de uma formação organizada

Conforme informa a administração local, no Parque Estadual de Itapeva (PEVA), uma das trilhas é realizada sobre o Morro de Itapeva (o mais austral e menos conhecido dos morros de Torres) proporcionando aos visitantes uma bela paisagem e contato com a natureza. Isso além de ser possível observar de perto as características marcantes da vegetação de restinga sobre Morro, que apresenta grande diversidade de cipós e bromélias, por exemplo, dentre outras várias formas de vegetação.

Já a   trilha chamada de “Interpretativa” tem como objetivo a apresentação da Unidade de Conservação como um todo, onde são mostrados pontos importantes do Parque Itapeva relacionados a história, cultura, fauna e flora da região, visando a educação e a sensibilização ambiental. O trajeto pode ser realizado por todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, sendo considerada uma trilha de grau médio e uma ótima atividade para ser feita com a família e amigos. As trilhas podem durar de 1 a 2 horas aproximadamente, são gratuitas e também podem ser feitas por crianças e idosos. Mas para realiza-las, é necessário agendamento prévio.

O Parque Estadual de Itapeva – além de abrigar ambientes de dunas e vegetação de restinga – conta ainda com campos secos e alagados, banhados e turfeiras e Mata Paludosa (floresta formada sobre solos bastante úmidos). Sua fauna é variada e preserva espécies como cutia, gato-do-mato-pequeno, graxaim-do-mato, macaco-prego, tamanduá-mirim, capivara, aracuã, perdiz, dentre muitos outros.

 

Parque Tupancy:   preservado mesmo entre vias habitadas

O Parque Natural Tupancy possui 21 hectares e é uma Unidade de Conservação criada pelo município de Arroio do Sal em 1996. Segundo explica a administração do espaço, ele está localizado no Balneário Tupancy, entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico, ao lado de Torres, pelo litoral.  E também tem o objetivo de proteger os recursos naturais característicos da região costeira e da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, especialmente ecossistemas de dunas, lagoas interiores, banhados, mata de restinga, bem como flora e fauna associadas a esses ambientes. (o parque abriga animais como capivaras, ratões do banhado, jabutis e lagartos – além de um Observatório de Aves com mais de 100 espécies de pássaros).

Mesmo localizando-se relativamente próximo das regiões mais urbanizadas de Arroio do Sal, o Parque é utilizado tanto para o Ecoturismo quanto para a Educação Ambiental, servindo também como laboratório de pesquisas para escolas e universidades. Possui  infraestrutura e trilhas demarcadas e de grau baixo e possível de serem feitas até sem orientador, embora no parque se possa agendar e usufruir de trilhas com acompanhantes especializados.

 

FOTO – Parque Tupancy, em Arroio do Sal

 

 

Acesso aos parques são gratuitos

Nenhum dos Parques exige pagamento para ingresso. No caso do Parque Estadual de Itapeva, para mais informações sobre o agendamento de trilhas do Projeto Verão, basta entrar em contato através do WhatsApp (51) 3626-3561 ou no endereço  agendamentotrilhapeva@sema.rs.gov.br.

O Parque Natural Municipal Tupancy pode ser acessado diretamente da Avenida Interpraias, em Arroio do Sal ou pelo acesso asfaltado da Praia Rondinha, disponível da Estrada do Mar, entre Torres e Arroio do Sal. Informações pelo fone Telefone: (51) 3687-3567. Aberto das 8 horas às 18 horas.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados