Um belo churrasco feito à forma regionalista gaúcha realizado aqui em Torres no último domingo, dia 12 de novembro, marcou a forte presença de Torres dentro do Partido Progressista (PP) do RS. É que a representação daqui da cidade ofereceu e foi anfitriã da reunião REGIONAL do PP do Litoral Norte, dando a largada na região para a campanha do partido na corrida das eleições de 2018 e, ao mesmo tempo, comemorando o poder dos progressistas conquistado aqui na cidade na eleição do ano passado, quando foi eleito o prefeito Carlos Souza para governar até 2020.
Nasser Samham o articulador
O presidente do PP torrense Nasser Samham foi quem articulou o festivo almoço, que reuniu quase 500 pessoas no Parque de Rodeios do CTG Porteira Gaúcha no Domingo. Lá compareceram partidários de todas as correntes progressistas locais, simpatizantes do PP e familiares de novos filiados, vereadores e secretários do governo Carlos Souza, além da forte presenta de autoridades regionais representadas por ex-prefeitos, vereadores e o coordenador do PP no Litoral Norte e ex-prefeito de Terra de Areia Joelci Jacobs, o Pardal.
Presenças de fora da região também deram o “tom” do prestígio que o presidente Nasser Samham possui no meio político. Estavam no churrasco festivo e de trabalho os deputados estaduais Frederico Antunes, João Fischer (o Fichinha) e Silvana Covatti; os deputados federais Luiz Carlos Heinze e Afonso Hamm, além de dois representantes do PP no governo atual do RS: o secretário de Agricultura Ernani Polo e o secretario de Transportes Pedro Westphalen. Todos vieram sob a liderança do presidente do PP no RS Celso Bernardi.
Campanha para governador com discurso de apoio a agricultura e Turismo
De certa forma, o PP do RS já está em fase de definição de um nome interno para concorrer à cadeira de Governador do estado na eleição do ano que vem. E a pré-candidatura interna foi tema do almoço político realizado em Torres.
O deputado Federal Luiz Carlos Heinze foi lançado pelo grupo que lá estava como pré-candidato do PP a concorrer no pleito vindouro para a Cadeira Maior do RS, levando à termo o desejo de muitos de que o PP seja protagonista ao invés de coadjuvante no poder do Rio Grande do Sul.
E no discurso, Heinze citou a necessidade de organizar e fomentar mais ainda o agronegócio (grande e pequeno) no RS como um dos pilares de desenvolvimento, citando a necessidade local (Litoral Norte) de valorizar mais os plantadores de banana como um exemplo de trabalho a ser feito. Citou também a expertise do PP em Turismo, por ter em governantes e ex-governantes da cidade de Gramado da agremiação, o que chamou de “Pelés” do setor (Tissot e Pedro Bertolucci – ex- prefeitos de lá), sugerindo que Torres deveria aproveitar para trazer esta vivencia e experiência para a gestão da cidade.
Prefeito Carlos elogiou companheirismo do PP local e alfinetou os infiéis
O atual prefeito de Torres Carlos Souza comemorou a grande presença de progressistas ilustres na cidade por conta da articulação do presidente do Partido Nasser Samham, mas aproveitou a deixa e “paroquializou” o discurso. Carlos elogiou a votação dos vereadores a favor do projeto da nova planta de valores do IPTU na Câmara (que o governo perdeu por um voto) e alfinetou os vereadores da base aliada que no último momento trocaram de voto (causando a derrota), elogiando a fidelidade dos partidários e criticando a infidelidade dos que trocaram de lado.
Mais de 70 novas filiações
No encontro, no próprio domingo passado, dia 12 de novembro, os progressistas locais apresentaram as adesões da agremiação que deixaram para formalizar no almoço suas filiações para pegar os tradicionais “abonos” nas fichas por progressistas gaúchos de nome. Foram mais de 70 fichas assinadas por moradores da cidade, fichas estas pessoalmente guardadas pela presidência do partido como uma espécie de troféu pelas conquistas do PP na cidade e as projeções da agremiação para o futuro. E muitas fotos foram feitas na presença de novos filiados, familiares e ícones pepistas abonando suas fichas de filiações como registro.