A formação de um ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a noite de quarta (12) e a madrugada desta quinta-feira (13) provocou temporais que causam estragos em cidades de diferentes regiões do estado – incluindo o Litoral Norte do RS. Trata-se do terceiro Ciclone Extratropical que se forma na região em menos de um mês.
Os fortes ventos na manhã desta quinta-feira causaram estragos no litoral Norte. Além da falta de energia elétrica em diversos municípios (em alguns casos mais pontual, em outros prolongada), o vento esteve destelhando casas, derrubando postes e muros. Conforme a estação meteorológica do Ceclimar, por volta das 8h45 as rajadas foram de 130 a 145 km/h, mas o vento médio oscila entre 50 e 67 km/h.
No centro de Torres, na Rua Desembargador Vieira Pires, no trecho entre as Avenidas Benjamin Constant e General Osório e também no cruzamento com a Rua Manoel de Matos Pereira, postes com risco de queda bloquearam as vias. O mesmo problema se repetiu em outros pontos do município – como no bairro Guarita, um poste ficou pendurado pelos fios nesta quinta-feira (13). Houve ainda problemas no abastecimento de água em Torres – pois a Corsan ficou sem energia elétrica nos locais de captação de água e na estação de tratamento
Em Tramandaí, estandes da 32ª Festa Nacional do Peixe sofreram avarias. As estruturas da Rua Coberta, Fest Doce e artesanato foram danificadas e vários estandes foram destruídos. No centro de Tramandaí houve queda de poste em diversos pontos da cidade. Parte do telhado do ginásio Gigantinho foi avariada.
Em Santo Antônio da Patrulha a cobertura de um posto de gasolina foi arrancada pela força do vento. Em Imbé houve destelhamento de casas e queda de árvores. Um poste com um transformador caiu em cima de uma loja ao lado da prefeitura.
Em Osório, houve quedas de árvores e diversos telhados foram avariados – e a cobertura da Vila Olímpica de Osório foi arrancada pelo vento (foto abaixo).
Aulas, eventos e expedientes suspensos
Devido aos transtornos relacionados ao ciclone extratropical que atuava sobre o RS, e para evitar riscos aos alunos professores e funcionários, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) suspenseu as aulas na noite desta quarta-feira (12) e de toda a quinta-feira (13) em todo o Rio Grande do Sul.
Diversos municípios da região – como Torres, Três Cachoeiras e Arroio do Sal – já haviam decretado suspensão das aulas na noite de quarta (12). Em decreto público municipal assinado pelo prefeito Carlos Souza, na quinta-feira foi suspenso do expediente nas repartições públicas municipais de Torres, considerando o aviso climático para o dia.
Na sexta-feira (14), as aulas já retornaram com horário normal.
Estrada bloqueadas no Litoral
Na madrugada e começo da manhã de quinta (15), várias cidade do litoral Norte gaúcho sofriam também com chuvas intensas. Na ERS 494, km 07 em Morro Azul: A ponte que havia no local – e que caiu em junho após a passagem do primeiro ciclone extratropical – bloqueia a rodovia nos dois sentidos. O acesso alternativo ao lado da ponte também está bloqueado devido ao volume de água.