Plano Municipal de Saneamento de Arroio do Sal deverá ser votado na Câmara dia 15 de abril

Vereador da oposição pediu transferência de votação. Matéria abre em detalhes os compromissos do poder executivo para com o saneamento e substitui lei de 2017

Câmara de Arroio do Sal (FOTO de arquivo)
13 de abril de 2024

Tramitou para entrar em votação na última sessão da Câmara de Vereadores de Arroio do Sal, realizada na segunda-feira, dia 8 de abril, o Projeto de Lei 015/2024, de autoria do Poder Executivo (Prefeitura), que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade. Entretanto, o projeto não foi votado pelos edis, pois um vereador da oposição pediu  que a mesma fosse transferido.

O texto da Lei afirma que seu objetivo é o de melhorar a qualidade da sanidade pública de Arroio do Sal. E que para efeitos da lei, considera-se saneamento básico as estruturas e serviços dos seguintes sistemas:  Abastecimento de água potável; Esgotamento sanitário; Drenagem urbana e manejo de águas pluviais; e Limpeza pública e manejo de resíduos sólidos.

 

Organização e adaptação de lei de 2017

Na justificativa do próprio projeto de lei, a prefeitura defende que a matéria foi elaborada para revisar o plano aprovado em 2017 – sendo que agora, então,  inclui em sua metodologia a definição do Plano de Trabalho, identificação dos atores envolvidos e as unidades de planejamento.

O prefeito Bolão, em nome da prefeitura afirma, ainda, que “o documento  foi baseado no  levantamento de dados ambientais incluindo características do meio físico, meio biótico, dados socioeconômicos e as demandas populacionais levantadas por meio de audiências públicas”.  E que estes também ilustram “os cenários de evolução populacional do município e sua demanda pelas questões de saneamento, definem os objetivos gerais e específicos do plano e inserem os indicadores de desempenho para as ações propostas nas etapas anteriores”.

O projeto pode ser conferido na íntegra no site da Câmara de Vereadores de Arroio do Sal, no endereço eletrônico www.camaraarroiodosal.rs.gov.br.

 

Transferência de votação

O projeto do novo Plano Municipal de Saneamento de Arroio do Sal foi transferido para ser votado na sessão de 15 de abril (segunda-feira) a pedido do vereador Mateus Ribeiro (Rep). Ela acha que o Plano deveria ter metas objetivas, por isso pediu que haja uma explicação mais técnica da comissão que aprovou a matéria.  Mateus disse, inclusive, que votaria contra,  caso este fosse votado na sessão. Disse a seguir que o Ministério Público (MP) é o causador da necessidade do novo Plano, ao questionar a falta de programa de saneamento em outro momento da cidade.

O vereador Maneca (MDB), junto com outros vereadores da base aliada do governo de Arroio do Sal, alertaram que o PL deve ser aprovado logo, já que se trata de meio para “destravar a construção civil do município”,  que aguarda a lei para melhorar o cenário (jurídico e social) para novas  construções na cidade.

O vereador Mazinho (PP) inclusive utilizou a discussão do PL para alertar que a falta de aprovação do projeto poderá causar outras demandas da justiça, já que é o MP que pede a votação.

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados