Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) em destaque na região de Torres e Sul de SC

Sem nenhuma combinação prévia, na sexta-feira, 18 de outubro, três instituições de ensino do litoral norte do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina promoveram atividades pedagógicas em que as PANC's estiveram em destaque.

22 de outubro de 2024

Sem nenhuma combinação prévia, na sexta-feira, 18 de outubro, três instituições de ensino do litoral norte do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina promoveram atividades pedagógicas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Pela manhã, o 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, em Santo Anjo da Guarda, Três Cachoeiras, foi apresentado ao universo das PANC. A turma já vem estudando na prática o processo de compostagem, mas, segundo a professora Eliane Pereira Behenck, ainda não tinham trabalhado com as PANC. “Mostrei o que era, falei um pouquinho sobre o assunto, levei no pátio da escola para conhecerem algumas PANC, fizemos uma oficina e uma salada para comer no almoço”.

À tarde, estudantes do 1º ano do ensino médio do Instituto Federal Catarinense, Campus Santa Rosa do Sul experimentaram ‘peixinho da horta’ (que é uma planta) empanado, patê de capuchinha, farofa de ora-pro-nóbis, sucos de buganvília e de polpa de jamelão. “A ideia é levar coisas bem inusitadas, que eles não conheçam”, revelou o ministrante da Oficina sobre PANC, Nelson Bellé, do Centro Ecológico. A atividade integrou a programação da 5ª Exposição Tecnológica da Agricultura Familiar (Agrotec).

 

Mostra pedagógica

À noite, com a mesma estratégia de mostrar o potencial das plantas espontâneas, Bellé e o colega Joaquim Martins acompanharam a degustação de pratos com PANC na Mostra Pedagógica Escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Élio de Farias Matos, em Mampituba. Havia doces e salgados  com ora-pro-nóbis, flores comestíveis, ervas medicinais e biomassa de banana verde preparados com a turma 101, do ensino médio.

A Mostra Pedagógica reuniu pessoas da comunidade em torno de trabalhos sobre mudanças climáticas, biodiversidade e outros temas, como as PANC, que a turma 101 escolheu por estar desenvolvendo um projeto com horta comunitária urbana.  “Os estudantes estão animados para dar prosseguimento no projeto. Essa é só uma fase inicial”, ” projetou a professora Mariazinha Scheffer.


Publicado em: Meio Ambiente






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